segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Apontamentos para a história de Macau: 1883

"Apontamentos para a história de Macau" de J. Gabriel B. Fernandes, "bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, empregado no Ministério dos Negócios da Fazenda e natural da Cidade de Macau" foi impresso em Lisboa pela Typographia Universal em 1883.
José Gabriel Bernardo Fernandes (1850-1914), jornalista e historiador, autor dos «Apontamentos para a história de Macau» (Lisboa, 1883), da «Relação dos bispos de Macau» (1884) e de «Jornalismo em Macau», tendo colaborado no Jornal de Coimbra, no Conimbricense e no Impulso às Letras, de Hong Kong. Era filho de José Gabriel Fernandes (1816-1883), fundador do semanário histórico e literário «Ta-Ssi-Yang-Kuo – Semanário macaense d´interesses publicos locaes, litterario e noticioso»
Recostada em várias colinas da pequena e montanhosa península, apresenta a cidade macaense, contemplada do Porto Exterior, um panorama surpreendente e encantador. O pitoresco aspecto da sua principal rua, Praia Grande, semeada de elegantes edifícios de arquictetura europeia, e terminada ao nascente por um vistoso jardim público, as suas igrejas, os seus fortes, renques de árvores plantadas aqui e acolá, e diversas casarias chinesas de fantasioso e agradável gosto, impressionam sobremodo o viandante”
O livro tem 78 páginas e inclui uma planta de Macau e dos seus portos aduaneiros internos e externos, com indicação dos portos aduaneiros chineses modernamente estabelecidos, 1870.

Sem comentários:

Enviar um comentário