quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Teatro D. Pedro V: curiosidade filatélica

 
 Este envelope 'máximo' foi emitido a 25 de Dezembro de 1972 como forma de assinalar o 1º centenário do Teatro D. Pedro V, o primeiro de estilo ocidental a ser construído naquela região. Mas na verdade o teatro foi criado muito antes de 1872. Ficou pronto  em 1860...
Trata-se de um edifício de estilo neoclássico criado pelo macaense Pedro Germano Marques. Na frontaria destaca-se o frontispício encimado por um frontão triangular apoiado em quatro pares de colunas jónicas. Esta fachada é já de 1873 e fruto do desenho do Barão do  Cercal. Três arcos, medindo cada um 3 m de largura por 6 m de altura, elevam-se sobre pedestais com bases em granito. Na ornamentação da fachada (a branco sobre fundo verde) podem ver-se grinaldas sobre os arcos, temas florais e frisos simples.
O teatro está localizado no Largo de Sto. Agostinho (fachada virada para a Rua Central) onde fica a igreja com o mesmo nome. Nessa rampa de acesso à rua Central, a Calçada do Teatro, pode ver-se este marco toponímico com a data de 1848.

Sem comentários:

Enviar um comentário