terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Postal: "Porta do Cerco vista do Território Português"

Postal nº 12 de uma colecção da década de 1930 com uma imagem da "Porta do Cerco vista do Território Português". Do lado de lá um língua de "terra de ninguém" com algumas dezenas de metros a que se seguia a China continental. O postal tem os selos colocados na frente e não no verso como era habitual. Nos dois lados da estrada de acesso à fronteira terrestre com a China ficavam instalações militares.
No verso do postal um carimbo do correio aéreo atestando o envio do postal entre Hong Kong e Brindisi (Itália) através da Imperial Airways, uma empresa criada em 1924 com o objectivo de fundir todos os serviços aéreos britânicos, e que viria a terminar a sua actividade precisamente em 1939 quando foi criada a BOAC. Na década de 1920 juntou a British Marine Air Navigation Company Ltd., a Daimler Airway, a Handley-Page Transport Ltd. e a Instone Air Line Ltd., ficando com pouco mais de uma dezena de aeronaves ao serviços. Ligava o império britânico (Ásia, África e Austrália) a Londres fazendo escala em inúmeros países e tendo outras empresas como parceiras.
Com o agudizar da guerra sino-japonesa (iniciada em 1937) o serviço de correio aéreo seria profundamente afectado o que se prolongou até ao final da 2ª Guerra Mundial. Sofreu inúmeras alterações de rota e até passou a ter a concorrência da norte-americana Pan Am que começou a operar em Macau a partir de 1937.
Carimbo sobre os selos (total de 52 avos - um deles de avião): 6.11.1939
 

Sem comentários:

Enviar um comentário