sábado, 25 de maio de 2013

Porta da Baía

"Porta da Baía" é o primeiro romance de João Oliveira Lopes. O autor explicou ao "Macau Antigo" como surgiu a ideia deste livro editado em Junho de 2011 e que já vai na segunda edição.
"O Porta da Baía surge da minha vontade em contar uma história. Da vontade de escrever um livro. Começou por um prólogo (muito semelhante ao actual - ainda tenho as folhas originais, manuscritas) e a história foi-se desenrolando na minha cabeça. Em 1997, tive a sorte de poder ir a Macau com o Luís Celínio, ambos jornalistas do Escape Livre, fazer a cobertura do GP. Com o Rui Isidro (à altura no Gabinete de C.S. de Macau) como cicerone, estivemos 10 dias no território. Tempo suficiente para eu me apaixonar e ter a certeza que a minha história tinha que passar por ali. Depois da visita aos templos, nomeadamente ao de A-Má, fiquei com a certeza de que a minha história tinha que estar muito ligada a Macau. Mais tarde, durante a investigação soube da forma como o templo está ligado ao nome e o seu significado em cantonense. Assim surge o Porta da Baía, certeza de que teria que ser escrito depois de dois enfartes (em 2001 e 2007). Que melhor legado se pode deixar a um filho (no meu caso uma filha?)"
Sinopse
Afonso Real construiu um império, fruto de uma aptidão para os negócios em que envolve as empresas que criou, e alimentou um sonho, que começou com o seu Avô Eduardo e continuou com o seu Pai, Pedro. Porta da Baía é um romance, que atravessa três gerações da mesma família. Com início no ano da implantação da República, cruza a Guerra Civil de Espanha e a descolonização portuguesa que termina com a passagem para a China, do território de Macau. A fortuna, ligada ao submundo do crime organizado, e os amores de uma família, culminam na vida de um “playboy” que, lidando com uma luta de anos entre duas Tríades mostra, apesar de uma dupla existência, um lado humano.
Lisboa, Paris, Salamanca mas, sobretudo, Macau são cidades chave de uma história que revela a verdade que todos conhecem: todo o homem tem um segredo.
João Manuel Godinho Oliveira Lopes nasceu na Guarda, em 1959 e é licenciado pela Escola Superior de Saúde de Coimbra. Na comunicação social, foi animador de rádio durante mais de 20 anos (Rádio Altitude e Rádio F.) Desde 1989 colabora com as Organizações Escape Livre como jornalista do sector automóvel e responsável editorial da revista Escape Livre Magazine. 

Sem comentários:

Enviar um comentário