quinta-feira, 26 de julho de 2012

Explosão do Paiol da Flora: Agosto 1931

Estragos provocados pela explosão do Paiol da Flora. Fotografia Po Man Lau. Espólio de Francisco Godinho, militar na época (1918-1935).
Toda a história, mapas e mais imagens neste post
Informações adicionais, por exemplo, no nº 28 da II série da Revista Macau de 1994
Esta zona fica no sopé da colina da Guia, na actual av. Sidónio Pais, antes denominada Av. Vasco da Gama. É hoje conhecido por Jardim da Flora e foi assim que começou ser chamado quando foi criado em 1848 pelo padre Vitoriano de Almeida que ali construi um palacete. O espaço viria a ser comprado em 1873 pelo governo de Macau passando a servir como residência de Verão dos governadores. Teve esta função pouco tempo devido à insalubridade da zona envolvente. Ainda assim, a frescura de muitos dos espaços, com túneis atravessados por várias linhas de água e a vizinhança das instalações militares foram os ingredientes para a tragédia do Verão de 1931 quando se deu a explosão de um paiol, construído nos anos 20. O acesso pela Sidónio Pais chamava-se Travessa do Túnel e terminava num portão de ferro frente a um túnel aberto em 1925 e que atravessava a Guia para obtenção de água. Este túnel termina do outro lado da colina, na Estrada de Cacilhas onde nos anos 40 foi construído um paiol.
Pode dizer-se que desde o final do século 19 (ca. 1883-85) a zona reunia as condições ideiais para árvores, plantas e animais. Tinha muita sombra e água. Foi mesmo o local escolhido para a instalação de viveiros utilizados na arborização da colina da Guia, vias da cidade e outros jardins. Tem ainda um mini jardim zoológico com dezenas de espécies de aves, mamíferos e répteis. Desde 1997 tem um teleférico, com início na entrada do jardim e com o seu termo no topo do Reservatório de Água facilita essa ligação à Guia.
Sugestão de leitura:
António J. Emerenciano Estácio e António Manuel Paula Saraiva: "Jardins e Parques de Macau", IPOR, 1993

Sem comentários:

Enviar um comentário