segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ainda as "pedras da cadeia"...

Um post recente com uma informação em primeira mão 'virou' notícia da agência Lusa com o título "Pedras da antiga cadeia com brasão de armas de Portugal à venda".
Macau, China, 17 set (Lusa) -- Duas pedras da fachada da antiga prisão de Macau, com o brasão de armas português cravado, foram colocadas à venda em Macau por 300 mil dólares de Hong Kong (27.800 euros) por um funcionário do governo da Região. "Enviei algumas cartas a proprietários de casinos com uma proposta de venda por 300 mil dólares de Hong Kong, mas ainda não tive resposta", disse Pak Fok Tong à agência Lusa, ao precisar que está interessado em "colecionadores privados", mas que poderá vender ao governo, por "não menos de menos de 100 mil patacas (8.900 euros)".
Funcionário do governo e residente em Macau, Pak Fok Tong confessou que só em último recurso doará as peças a um museu, por achar que "eles vão simplesmente pô-las num armazém por serem pedras do governo colonial", e porque, assumidamente, quer ganhar dinheiro. "Ainda não contactei o governo de Macau. Sei que posso doá-las a um museu, mas primeiro vou tentar vendê-las", assumiu, ao admitir urgência na transação por "razões financeiras" e "por falta de espaço", já que no final do ano vai mudar de casa e diz não ter onde guardá-las. Pak Fok Tong vai esperar por interessados "até ao último minuto", o que pelos seus cálculos, será "até ao final de outubro". "Se ninguém comprar até lá, vou contactar o Governo para saber se estão interessados porque tenho de entregar a casa até ao Natal", justificou.
As pedras -- uma com a inscrição do brasão de armas português e outra com a data da inauguração da prisão -- 'Anno de 1912' -- faziam parte da fachada da Cadeia Pública de Macau, construída entre 1906 e 1910, e mais tarde denominada Cadeia Central. Pak Fok Tong, disse também ter conhecimento da existência de uma terceira pedra com a inscrição "Cadeia Pública", e que entretanto desapareceu.O atual vendedor disse à agência Lusa que comprou as duas pedras há quatro anos, por um "valor secreto" num estaleiro de obra na Taipa, -- entre a Rua de Choi Long, onde vivia, e a Estrada Nordeste da Taipa --, uma localização bastante distante do centro de Macau onde funcionava a antiga prisão. "Havia uma casa de madeira no estaleiro de obra. A pedra com o emblema de Portugal estava ao lado da porta da casa de madeira, e a pedra com a inscrição 'Anno de 1912' estava a ser usada como pedra de calçada", explicou, ao relatar uma situação que descreveu como "pobre".
Tong referiu ainda que só mais tarde é que soube que as pedras eram da prisão antiga. "Na altura eu nem sabia. Achei que eram da fachada do antigo tribunal de Macau, depois uma académica é que me esclareceu", acrescentou. Contactado pela agência Lusa, o Instituto Cultural de Macau disse não ter conhecimento da situação e remeteu uma resposta para depois de analisada a situação. O antigo edifício da Cadeia Pública de Macau foi demolido. A atual prisão de Macau fica situada em Coloane, desde 1990, ocupando o antigo terreno da fábrica de panchões (fogo de artifício) "Kuong Heng Tai".
Autor: FV.Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário