segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Réveillon: década 1950

Ainda 'em maré' de reveillon aqui fica o testemunho escrito e fotográfico da festa de passagem de ano no início da década de 1950 em Macau. As palavras e as fotografias são de Reinaldo Amarante, a quem, mais uma vez agradeço, a partilha. Referem-se ao reveillon nas instalações das Piscinas Municipais que foram inauguradas em Junho de 1952 (ver link para outro post)
"A passagem de ano, quando estava em Macau dizia-me pouco; era demasiado novo para ir às festas que se realizavam, um pouco por todo o lado. Em casa, jantávamos cedo, depois, víamos os meus pais aperaltarem-se para o Reveillon. Nós ficávamos entregues à nossa empregada. Com mais ou menos choraminguice, lá os víamos sair, com a promessa de regressarem cedo… Era uma noite como qualquer outra.
Os meus pais, nos últimos anos que passámos em Macau, costumavam fazer a Passagem do Ano na Piscina de Macau, onde, pelos vistos, a festa era de arromba, pelas muitas fotografias que tenho. Nelas, aparecem, além dos meus Pais, os meus Tios e alguns Amigos que não identifico. Em tempos mais recuados, o Reveillon era na casa dos meus Avós cujas festas ficaram documentadas em fotografias, mas não consigo distinguir as de Passagem de Ano das outras."





Numa das primeiras fotos pode ler-se no cartaz: "Chá dançante nos dias 1 e 2; funciona das 17 até às 19h30; Bebidas: água, chá, café ou gasosa desde 1 pataca"
Informações adicionais sobre as piscinas neste post http://macauantigo.blogspot.com/2009/03/piscinas-municipais.html

1 comentário:

  1. Parabéns pela descodificação do cartaz. Eu também lá andei com uma lupa mas não consegui...

    ResponderEliminar