domingo, 18 de agosto de 2024

Curiosidades sobre Templo/Pagode Lin Fong

Este templo é conhecido pelo nome Lin Fong, uma designação já do século 18, embora tenha sido construído em 1592 sob outro nome, Cihu. Na zona houve ainda outro denominado Tin Fei, também do século 16.
O Lin Fong é também conhecido por Templo do Lótus (fica no sopé da colina de Mong Ha também denominada de Lótus), Templo do Istmo (pequena língua terra que ia dali até à fronteira terrestre delimitada pela Porta do Cerco), ou Templo Novo.



Neste mapa de origem inglesa - final do século 18 - o templo é denominado "Sang Miu"

Quando os arruamentos passaram a ter nome fica na Estrada do Arco. Era o local de hospedagem dos mandarins superiores quando estes se deslocavam a Macau. Do lado esquerdo da imagem imediatamente acima pode ver-se uma pedra brasonada (brasão português), local próximo de onde foi assassinado o governador Ferreira do Amaral a 22 de Agosto de 1849.

O templo teve obras de restauro em 1876 que lhe deram a actual configuração na Av. do Almirante Lacerda (perto do antigo Canídromo). Teve também obras na década de 1980. 
No século 19 esta era ainda uma zona rural dominada pela aldeia de Mong Ha onde viviam sobretudo agricultores e pescadores.

Curiosidade: desde 1997 existe no local um memorial em honra Comissário Imperial Lin Zexu (1785-1850) que teve um papel relevante na primeira guerra do ópio e que visitou Macau em Setembro de 1839 tendo ficado alojado no templo/pagode Lin Fong.

Sem comentários:

Enviar um comentário