domingo, 20 de junho de 2021

De Macau a Fuchau

Neste post apresentou alguns excertos das seis cartas escritas pelo capitão tenente Gregório José Ribeiro (foi secretário do governador Isidoro Francisco Guimarães) e que foram publicadas primeiro no Ta ssi yang kuo e depois, em 1866 (Lisboa), nove anos depois da referida viagem ter sido efectuada, no pequeno livro "De Macau a Fuchau: Cartas a J. M. Pereira Rodrigues. Recordaçoes de viagem".
Ao todo foram 627 milhas percorridas durante 55 dias.
Se actualmente fizermos uma pesquisa pelo nome Fuchau pouco ou nada se encontra. Mas um outro nome, Fouchow, permite perceber melhor este nome aportuguesado de uma cidade hoje também conhecida pelo nome de Fucheu (na foz do rio Mine)
Excertos:
"De Macau a Fuchau distam apenas 627 milhas e esta distancia que em vapor de regular andamento se vence em duas singraduras custou ao meu pobre brigue cincoenta e cinco. É facil concluir se que uma massada constante se desenvolveu abordo desde o primeiro até o ultimo No meio porém d'este continuado martyrio o desespero não se elevou a ponto de rebuçado pelo refrigerio que se experimentava visitando todos os portos bahias e enseadas da costa fugindo d´este modo aos furores do aquilão que nos rasgava o panno em tiras. A descripção pois de todas estas bahias e de tudo que se passou nestes cincoenta e cinco dias formaram no meu humilde livro um capitulo intitulado mau vento é o nordeste do qual se extrahe a presente carta e todas as que se lhe seguirem.
A 20 de dezembro do anno do Senhor de 1857 largamos da abra de Macau e a 22 fundeamos na bahia de Hongkong primeiro marco d esta romaria. Pouco nos demoramos aqui da colonia nada direi pois nem a terra fui Os camaradas acharam a augmentada com coisas colossaes e incriveis eu ingenuamente o digo nada lhe achei de espantoso."

Esquema abreviado da rota da viagem que teve várias escalas, incluindo em Amoy (Amoi)

"A cidade chineza de Amoi é um chavascal immunda e triste como são todas as cidades do celestial imperio que tenho visto. As ruas estreitissimas além de ingremes e em forma d'escadas. Finalmente ha por toda a parte porcaria de tal ordem e tanta miseria que vista uma vez não se pode tornar a vêr. A ilha do Colunsu offerece o unico passeio soffrivel para onde os europeos depois do seu serviço vão em pequenos botes distrahir se e andar." 

Gregório José Ribeiro (1828-1884) nasceu em Lisboa e casou em Macau (Sé) em 1860 com Carolina Gonzaga.
Foi:
Capitão-de-Fragata da Marinha Portuguesa (16.09.1873)
Governador de São Tomé e Príncipe (23.10.1873 a 01.11.1876), executando em 1875 a abolição da escravatura
Secretário-Geral do Governo de Macau.
Comendador das Ordens de Aviz e de Cristo
Cavaleiro da Ordem de Aviz
Cavaleiro da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
Cavaleiro da Ordem de Carlos III de Espanha (1868)
Director da Cordoaria Real (18.05.1877)
Medalha de Leopoldo da Bélgica
Cônsul de Zanzibar (póstumo)

Sem comentários:

Enviar um comentário