terça-feira, 22 de junho de 2021

Becos e Pátios antigos

Os pátios são uma tipologia habitacional singular em Macau. São formados por um conjunto de edifícios (de um ou dois pisos) construídos em torno de um pátio central comum que para além de acessibilidade serve ainda como espaço de socialização colectiva.
Páteo das Seis Casas

O Páteo das Seis Casas é conhecido em chinês por Fok Lok. Fica junto à rua da Praia do Manduco, tal como os páteos do Bonzo, do Sal e da Ilusão. Os edifícios são construídos em tijolo cinzento e os telhados com estrutura de madeira e telha. No Páteo das Seis Casas viveu o pintor britânico George Chinnery durante a sua longa permanência no território.
Páteo da Boavista

Alguns nomes dos outros páteos que existiam no século 19: Argola, Candeia, Carpinteiro, Perpétuas, Tranca, Tronco, Patane, Sairo, etc...
Pátio do Abridor e Pátio do Bonzo
Alguns nomes de outros becos que existiam no século 19: Peixe, Prata, Roseira, Sapato, Chave, Colher, Concha, Coral, Dragão, Elefante, Horta, Leite, Malva, Namorados, Óculos, Palhoças, etc...
Actualmente Macau tem cerca de 200 topónimos de becos (li em chinês) e pátios (wai em chinês). Urge preservar os melhores exemplares das chamadas casas-páteo de forma integral e não apenas as fachadas.
Beco do Ganso

Sem comentários:

Enviar um comentário