domingo, 2 de fevereiro de 2020

Primeira mulher num cargo político em Portugal foi professora no Liceu

Em 1970, Maria Teresa Cárcomo Lobo entrou para a história como a primeira mulher a assumir um cargo político em Portugal... ainda a viver em ditadura.
No jornal A Capital de 20 de Agosto de 1970 pode ler-se na primeira página: "Uma Senhora (pela primeira vez) Membro do Governo". Foi o dia da tomada de posse do cargo que desempenharia até 1973.
O Diário de Notícias também noticiou o facto a 22 de Agosto desse ano com um título na primeira página: "Pela Primeira Vez Uma senhora no governo" e respectiva fotografia: "A Dra. Maria Teresa Lobo vai ocupar o alto cargo de subsecretário da Saúde e Assistência."
Nascida em Malanje, Angola, a 18 de Fevereiro de 1929, Teresa Lobo chegou à política portuguesa com 41 anos, numa altura em que o regime ditatorial enfrentava grande contestação estudantil e laboral. Teresa fora aluna de Marcelo Caetano na Faculdade de Direito de Lisboa, curso que concluiu com 16 valores após ter concluído o ensino no Liceu Nacional de Salvador Correia. Foi mais tarde deputada à Assembleia Nacional, eleita como independente nas listas da União Nacional. 
Concluiu o curso de Direito em 1952. Em Macau foi advogada, notária e professora do Liceu. Foi ainda professora no Instituto de Educação e Serviço Social de Lourenço Marques, antes de ingressar no BNU onde estava no 25 de Abril de 1974. Depois disso foi viver para o Brasil, onde chegou a juíza federal. Foi ainda presidente do Rotary Clube do Rio de Janeiro e directora da Associação Comercial da mesma cidade. 
Condecorações:
Grande Oficial da Ordem Militar de Cristo;  Ordem do Mérito, no Grau de Comendador pela Chancelaria para a América do Sul da The Open International University for Complementary Medicines e Medalha Eça de Queiroz concedida pelo Instituto para Cultura e Ciência Jurídica Luso-Brasileira.
Morreu em 2018 aos 89 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário