domingo, 15 de agosto de 2021

Fat Siu Lau: desde 1903

Em cima imagem da entrada do Fat Siu Lau no início do século XXI e em baixo um anúncio da década de 1950 onde, para além de restaurante, surge a actividade de cambista.
O Fat Siu Lau é um dos mais antigos restaurantes de comida portuguesa em Macau. Fica na Rua da Felicidade, nº 64 e tem como símbolo um buda.
Foi fundado em 1903 - há mais de 100 anos - por Wong Man Sing e teve a primeira morada na Travessa do Matadouro.
Curiosamente, num livro publicado em 1903 surge a referência ao "melhor restaurante" chinês do território como sendo o Man Sing Lau (dois dos nomes são iguais) "situado na Rua do Bazar" e tendo também dois pisos proporcionando o mais alto uma vista sobre o Porto Interior.
Refira-se ainda que as actuais Travessa do Matadouro e Rua da Felicidade são muito próximas. Na verdade o bazar não era apenas uma rua mas um conjunto de quarteirões situados ao longo da actual Av. Almeida Ribeiro (inaugurada em 1918), desde a zona da actual Rua dos Cules (perto do Largo do Senado) até ao Porto Interior. Esta zona era habitante quase exclusivamente pelos chineses e só a partir do governo de Ferreira do Amaral (meados do séc. 19), a parte 'chinesa' e a parte 'cristã' da cidade começaram a fundir-se.

É difícil assegurar com toda a certeza onde e o que era exactamente a Rua do Bazar, até porque o topónimo não existia oficialmente (só em 1869 começou a ser feita a designação dos arruamentos de forma sistematizada). Em documentos do século 19 o que encontramos é a designação "Rua Grande do Bazar" ou "Rua denominada Bazar Grande", ou seja, o principal arruamento daquela zona. Certo é que a designação em chinês, já nessa época era 
Tái Kái” 大 街 (Tái - grande, Kai - rua), que corresponde exactamente à designação da Rua dos Mercadores (que não altura não existia).
A fama alcançada, nomeadamente com a receita de "pombo assado" e "galinha à portuguesa" fez com que actualmente sejam já três os restaurantes em Macau. A galinha africana e o caranguejo de caril são outras das especialidades que deram fama ao Fat siu Lau.
O Fat Siu Lau na feira popular de 1955
No século XXI (em cima) e na década 1980 (em baixo)
Bento da França, num livro de 1890, explica o que era o Bazar...
"O bazar é exclusivamente habitado por Chinas e fica a O. da fortaleza do Monte na parte que se liga á aba do outeiro e extende-se até á margem do porto interior vulgarmente conhecido pela denominação de rio de Macau E cortado por uma infinidade de ruas estreitas e bêcos sem sahida que constituem verdadeiros labyrinthos. A qualquer hora do dia grande multidão de Chinas percorre estas vias publicas os quaes no giro dos seus negocios fervilham de todos os lados. O bazar é o centro commercial dos Chinas em Macau. É la que estão estabelecidos os mercados da carne de vacca ou de porco das aves do eixe do arroz dos legumes hortaliças fructas etc. Para qualquer lado que nos voltemos encontramos estabelecimentos commerciaes diversas especies de lojas oflicinas casas de pasto vendilhões ambulantes etc. Estas ruas e casas comquanto conservem os caracteristicos chinas teem modernamente melhorado muito com proveito da salubridade publica e da esthetica. As enormes lageas primitivas teem sido substituidas por mac adam ou calçada á portugueza desappareceram portanto as fendas no lagêdo que punham a descoberto os canos d exgotto. As casas modernas já teem mais ventilação e luz a agglomeração da gente é menor posto que ainda se nos offereça o soez espectaculo da vida em commum com animaes domesticos de varias especies. (...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário