quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Grande Prémio: lendas e curiosidades

Já arrancou a 64ª edição do Grande Prémio de Macau, um dos mais importantes cartazes turísticos de Macau. Até 19 de Novembro a cidade 'rende-se à vibração dos motores e à adrenalina da velocidade para viver e sentir as emoções daquela que é considerada a maior prova ...desportiva motorizada da Ásia e que ao longo de décadas tem revelado e confirmado o nome de alguns pilotos que se tornariam campeões do Mundo de F1, como Ayrton Senna, Michael Schumacher e Lewis Hamilton.
Na edição deste ano o GPM é o único evento internacional de automobilismo no mundo a receber duas Taças do Mundo oficiais da FIA - Taça do Mundo de F3 e Taça do Mundo de GT, e ainda uma ronda do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA (WTCC), fazendo ainda parte do cartaz o Grande Prémio de Motos, que contará com a participação pelo segundo ano consecutivo do piloto português André Pires, a Taça de Carros de Turismo de Macau e a Taça da Corrida Chinesa Grupo Suncity.
1954: a estreia do GPM num registo da zona da meta com bancadas de bambu improvisadas para a organização e para a Rádio Vila Verde.
1960: Martin Redfern ao volante do icónico Jaguar XKSS foi o grande herói desse ano.
1967: estreia do GP Motos ganha pelo japonês Hiroshi Hasegawa numa Yamaha RD 56.
1973: John Macdonald vencedor de seis provas em Macau, recorde absoluto. (na foto está ao lado de Teddy Yip, outra lenda do GPM)
1974: O australiano Vern Schuppan foi o vencedor batendo o recorde da volta mais rápida com 2:30.96, num March 722; David Purley, a 4 voltas ficou em 2º e Herb Adamczyk foi 3º.
1983: a prova de Macau para a contar para a Taça do Mundo da FIA e na estreia na modalidade, o brasileiro Ayrton Senna venceu a primeira prova de F3.
1984: A edição 31 seria ganha pelo dinamarquês John Nielsen; nas Motos Mick Grant venceu com uma Suzuki 500; Tom Walkinshaw venceu a Corrida da Guia num Jaguar XJS.
1990: deste ano fica para a história o acidente entre Hakkinen e Shumacher. No pódio: Michael Shumacker (1º) Mika Salo (2º) Eddie Irvine(3º), todos chegariam à F1 e à Ferrari.
1999: o GPM dotado do que de mais moderno existia para a organização e realização da prova; Jenson Button, ficou em segundo lugar, atrás do britânico Darren Manning.
O Circuito da Guia actualmente e que praticamente não sofreu alterações desde 1954

Sem comentários:

Enviar um comentário