domingo, 4 de junho de 2017

Algumas curiosidades sobre Silva Mendes


Professor
Formado em direito (em Coimbra), Manuel da Silva Mendes desempenhou várias funções nos 30 anos que viveu em Macau. Chegou ao território em 1901 onde começou por ser professor de português e latim no Liceu (fundado em 1894) que chegou a funcionar no antigo hotel Boa Vista - mais tarde denominado Bela Vista.
Toponímia
O nome de Manuel da Silva Mendes há muito que foi alvo de homenagens em termos toponímicos em Macau - onde viveu 30 anos - e em Portugal - onde nasceu em 1867 em S. Miguel das Aves.
Casa Silva Mendes
Poucos anos depois de chegar a Macau, Manuel da Silva Mendes adquiriu por aforo um terreno no sopé do Monte da Guia onde viria a construir a sua residência. O edifício foi usado para diversos fins após a morte de MSM e ainda hoje existe funcionando ali um pólo da Universidade das Nações Unidas desde o final da década de 1990.
Coleccionismo
Actualmente o Museu de Arte de Macau possui uma das mais valiosas colecções de cerâmica de Sheck Wan do mundo. A maioria das peças teve origem no espólio de obras de arte de Manuel da Silva Mendes adquirido por particulares e pelo governo de Macau em 1932. Duas emissões filatélicas, em 1987 e 2007, fazem alusão ao facto.

Sem comentários:

Publicar um comentário