quinta-feira, 2 de março de 2017

Serviço Postal Oficial: desde 1884

Por estes dias comemora-se o 133º aniversário da criação do Serviço Postal Oficial de Macau. Na verdade, este serviço já existia antes mas só a partir de 1 de Março de 1884 é que o denominado "correio maritimo" foi transformado em repartição oficial com a nomeação de um director, Ricardo de Souza, e três carteiros. Também nesta data foram postos a circular os primeiros selos (que já estavam em Macau já desde 1878): nove selos com taxas de 5 a 300 réis, feitos na Casa da Moeda, de Lisboa.
Para ilustrar este post escolhi imagens de uma emissão filatélica de 1934 que assinalava a efeméride (1884-1934) com referências ao primeiro director dos Correios, Ricardo de Souza, e ao primeiro edifício dos Correios de Macau.
O serviço de correio começou por estar instalado na casa do director, depois numa antiga casa da guarda junto ao Palácio do Governo (zona do actual o Hotel Metrópole); daqui (ver imagens) passou em 1915 par auma divisão no psio térreo do Leal Senado. Em 1926  mudou para a antiga residência do padre Almeidinha, à Praia Grande, onde ficou até ao início da década de 1930, altura em que passou a ter um edifício contruído de raiz, no Largo do Senado, e que ainda hoje funciona como sede dos correios.
Sendo este um dos temas que mais desperta o interesse dos leitores, deixo aqui um link com vários posts.

Sem comentários:

Enviar um comentário