segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Mike Trimby: o recordista

(...) Mal sabia Mike Trimby que um pequeno anúncio, publicado em 1978 no jornal britânico Motor Cycle News, à procura de concorrentes para o Grande Prémio de Motos de Macau, seria o ponto de partida para a viagem regular, nos 27 anos seguintes, até ao pequeno território do Oriente. Em Junho desse ano, Trimby, que corria então em eventos britânicos e europeus com uma Yamaha750TZ, conheceu o falecido Fred Merrill na Ilha de Man, onde a mãe deste vivia, durante as corridas TT. A Associação de Automobilismo de Hong Kong (HKAA) dava então apoio a Macau para trazer concorrentes do estrangeiro até ao evento, mas, em anos anteriores, tinham tido alguns problemas.
Trimby, também ele um corredor de motas, com muitos contactos e já alguma experiência como agente para a corrida de Daytona 200 nos EUA, ofereceu-se para reunir um conjunto de participantes para as corridas de Macau, com a condição de ser ele próprio um deles.
Trimby partiu para a aventura em 1978, com um grupo de cerca de 20 pessoas, incluíndo pilotos, mecânicos e amigos. A organização não tinha Trimby em grande conta como concorrente, mas ele acabou por ter a última palavra… Quando Mick Grant, o vencedor do ano anterior, parou com problemas no motor da sua Kawasaki 750, Trimby passou para quarto concluíndo a prova em terceiro, atrás do japonês Sadeo Asami, com uma Yamaha de fábrica, e de Steve Parrish, com uma Yamaha 750. A corrida tinha, então, 25 voltas e ele e os dois adversários da frente foram os únicos a terminar na mesma volta.
Face aos resultados, a organização ficou tão satisfeita com o seu trabalho que o convidou a prosseguir no ano seguinte.
Em 1979, ele trouxe mais nomes sonantes - os holandeses Boet Van Dunem e Jack Middelburg e o neo-zelandês Graeme Crosby, que se juntaram ao grupo britânico para a corrida, que passou a ter duas mangas com 15 voltas cada, a partir desse ano.
Asami ganhou as duas mangas, seguido, na primeira, por Crosby (Kawasaki 750) e Charlie Williams (Suzuki 500), e, na segunda, por Seteve Parrish (Suzuki 680) e Bernard Murray (Yamaha 750). Trimby não foi além da sétima posição na primeira manga tendo de desistir na segunda, naquela que foi a sua última participação, como concorrente, em corridas de motos. Trimby manteve-se como agente da HKAA até 1983, quando o governo de Macau assumiu a responsabilidade directa da vinda de concorrentes para o evento oferecendo a Trimby um contrato para compor a lista de inscrições estrangeiras, que acabou por incluir 24 pilotos da Europa e dos EUA.
Os laços então firmados mantiveram-se até hoje. Assim, Trimby virá este ano a Macau pela 27ª. vez consecutiva, sempre como responsável pela composição da maior parte da lista dos concorrentes do grande evento de motociclismo do território. Da festa a vinte em 1978, o grupo actual inclui cerca de 120 pessoas, entre concorrentes, pessoal das equipas, jornalistas e responsáveis vindos de todo o mundo para a prova de Macau.
Ao longo dos anos, Trimby trouxe muitas estrelas de Grande Prémio e Superbikes até ao Circuito da Guia, tais como os campeões mundiais Kevin Schwantz e Wayne Gardner, o detentor do título mundial de Superbike, Carl Fogarty, e muitos outros, designadamente o lendário Ron Haslam (ainda titular do recorde de seis vitórias em Macau), o falecido Joey Dunlop e James Whitham.
Macau apresenta todos os anos o melhor conjunto de especialistas de qualquer circuito de estrada do mundo, graças especialmente ao esforço deste inglês e às características únicas do evento.A atitude em Macau difere das que vêem nos pilotos um mal necessário com o qual têm de lidar só para competirem nas suas corridas e, por isso, a organização consegue preencher uma lista de inscrições de alta qualidade.
Em 1982, pilotos do campeonato mundial de 500cc abordaram Trimby para os ajudar nas negociações com as associações nacionais, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e os organizadores de Grandes Prémios sobre questões de segurança, prémios monetários, facilidades dos circuitos, etc.
Trimby desempenhou o seu papel até 1986, quando as principais equipas se juntaram para formar a Associação Internacional de Equipas de Corridas de Estrada (IRTA), designando-o como Secretário-Geral, um cargo que conjuga a defesa de interesses dos pilotos e das equipas. Desde Julho de 1982 até hoje, Trimby tem acompanhado, assumindo os dois papéis, todos os Grandes Prémios internacionais de motos, ou seja, um total de 318 eventos consecutivos.
A pergunta é: poderá alguém bater o seu registo de 27 Grandes Prémios de Motos de Macau? Mike tem estado presente em todos os GP de Motos internacionais desde 1982, ou seja, um número impressionante de 318 eventos consecutivos.
Artigo de 2007 no site do GPM 
 
Nota: Trimby (ao lado na imagem) continuou ligado ao GPM até 2011, ano em que chegou ao fim uma relação de 34 anos.

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