terça-feira, 23 de agosto de 2016

As árvores dos Amantes / Lovers Trees

O postal é do final da década de 1980 e mostra uma parte dos jardins do templo de Pou Chai/Kun Iam Tong (Av. Coronel Mesquita) também conhecidos pela assinatura do primeiro tratado sino-americano.
Na imagem estão umas “árvores entrelaçadas” que segundo reza a lenda ficaram assim tendo por base a história de dois amantes apaixonados mas cujas diferenças sociais e de antecedentes familiares tornavam impossível a união e eles suicidaram-se. Ainda de acordo com a lenda os dois foram enterrados no jardim do templo e depois disso nasceram duas árvores - to tipo pagode - que no crescimento se começaram a entrelaçar.
A este propósito sugiro a leitura do conto da autoria de Alice Vieira intitulado "As Árvores que ninguém separa" e integrado na obra "Contos e Lendas de Macau".
Em 1992 estas árvores foram atingidas por uma praga e morreram.

2 comentários:

  1. Saudades imensas dessa terra onde vivi durante 9 meses da minha vida enquanto artista contratado do Hotel Lisboa (1973/1974). gostaria imenso de voltar a visitar essa terra mas nem sei se agora isso é possível uma vez que não é mais portuguesa... Um abraço a todos os Macaenses, em especial aos de origem portuguesa.

    ResponderEliminar
  2. Olá Dinis. Claro que pode voltar a Macau. Cumps. JB

    ResponderEliminar