segunda-feira, 29 de junho de 2015

Terra de Maravilha

Folheto de âmbito turístico editado em Portugal no final da década de 1950 pela Agência Geral do Ultramar. Foram feitos vários e em diversas línguas nesta década e na de 1960. Em inglês esta edição intitula-se "City of the name of God" - Land of wonder. O desenho da capa é da autoria de Fausto Rocha. Tiragem: 5 mil exemplares.
O folheto é de dimensões reduzida (de bolso) com cerca de 30 páginas, muito ilustrado e com informações breves de carácter útil sobre o território. A edição que possuo tem ainda a particularidade de incluir 2 selos da emissão "flores" de 1953.
Aos potenciais turistas portugueses que pretendessem visitar Macau informava-se que "a viagem demora, aproximadamente, mês e meio e o turista que, largado de Lisboa, queira visitar Macau tem amplo tempo para descansar e ver algumas das mais belas e populosas cidades do Oriente. Os navios desta carreira escalam, entre outros, os portos de Porto Said, Suez, Mormugão, Singapura, Hong Kong e Macau. Alternadamente visitam também Dili, capital do nosso Timor e Manila, nas Filipinas."
"Em 1910, Macau tinha apenas 3,380 quilómetros quadrados. Por causa de aterros efectuados para a construção do seu porto exterior e devido à reunião de lodos trazidos pelos braços do delta passou a contar, em 1927, mais 2,042 quilómetros quadrados. E desde essa altura, mercê de novos trabalhos a superfície da cidade não deixa de aumentar. (...) A cidade tem uma vida intensa vida nocturna. Talvez de noite ela, seja ainda mais bela, mais aliciante, mais sedutora e mais original. Uma volta de automóvel por Macau faz-se em vinte minutos. O carro deixa a Almeida Ribeiro e entra na rua Pereira Marques, de grande movimento de gente e muita vida comercial. (...)"
Entre as informações ao turistas destaque para a indicação dos hotéis e preçários (“Principais Hotéis Europeus” - Riviera, Bela Vista, Pousa de Macau) e Principais Hotéis Chineses” - Central, Kuok Chai); Restaurantes (Fat-Siu-Lau, Golden Gate, Ruby, Long Kei, Golden City); Teatros, cinemas e outros divertimentos (centro de diversões nas pisicinas municipais, salão de dança do hotel Central, cinemas Capitol, Apollo, Império, Oriental e Cheng Peng);
Acontecimentos anuais (Macau Grand Prix, Concurso hípico, Feira Popular, Feira dos Santos Populares, Exposição Filatélica; Festas religiosas (procissão Senhor dos Passos e N. Sra. Fátima);
Horário dos vapores da carreira de Hong Kong («Tak Shing», «Tai Loy» e «Fat-Shan»); endereços dos Consulados da Grã-Bretanha, Holanda, Tailândia e Delegação Especial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China;
Principais bancos (Banco Nacional Ultramarino, Banco Tai Fung e Banco Lam Tong); Agências de viagens (Agência Geral de Turismo, H. Nolasco & C.ª Lda., Companhia de Auto-carros «Fok Lai» e «Macao Air Transport»).
 

Sem comentários:

Enviar um comentário