sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

15º aniversário da transferência de soberania

Em Dezembro de 1999, enquanto o mundo debatia com angústia os perigos do “bug” do milénio, Macau cumpria a recta final do processo de transição. No Cineteatro estava em exibição “Os Dias do Fim”, uma película de Hollywood, protagonizada por Arnold Schwarzenegger, que procurava captar os prenúncios apocalípticos que pairavam sobre o fim do século XX. Nada que contaminasse os discursos oficiais sobre a transição de soberania, onde o optimismo predominava, apesar das incertezas mais silenciosas da comunidade macaense e portuguesa que tinha ficado. Nos dias que antecederam as cerimónias oficiais também houve episódios marcantes: um exemplar da Lei Básica foi levada ao altar da Sé Catedral e os documentos relacionados com o processo de transição foram enterrados numa cápsula do tempo.

As 23 horas, 57 minutos e 40 segundos de 19 de Dezembro, a bandeira portuguesa foi arriada pela última vez em Macau nas cerimónias oficiais da transição de soberania. O cadete Saldanha Junqueiro foi o responsável pelo momento solene que disse encarar com “honra e nostalgia”. Menos de uma hora e meia depois, Jorge Sampaio e Rocha Vieira abandonariam Macau em direcção a Banguecoque, concluindo, do lado português, a participação nas cerimónias oficiais. Nos últimos dias de Macau sob administração Portuguesa, o Governador multiplicou-se em inaugurações, homenagens e festas e o optimismo dominava os discursos oficiais. Nos relatos da época, apenas o momento da entrada das tropas chinesas no território suscitou algum atrito nos preparativos para as cerimónias de transição.

No dia 19 de Dezembro, na missa de Acção de Graças realizada pela Diocese na Sé Catedral, os fiéis foram convidados a trazer ao altar símbolos do que consideravam valores fundamentais de Macau. Houve que tem tivesse levado uma vela para representar “a luz e a fé trazida pelos portugueses”, outros optaram por miniaturas das Ruínas de S. Paulo. A presidente cessante da AL, Anabela Ritchie, escolheu um exemplar da Lei Básica, que entrava em vigor naquele dia.
Uma cápsula do tempo, contendo as versões em português, chinês e inglês da Declaração conjunta Luso-Chinesa e da Lei Básica, foi enterrada pelo Presidente Jorge Sampaio junto aos jardins envolventes do edifício onde a bandeira portuguesa seria arriada. A pequena caixa de mental, enterrada a cerca de um metro de profundidade, continha também o programa oficial da entrega da Administração, a ementa do banquete oficial, entre outros documentos.

No último dia de Macau sob Administração Portuguesa uma chuva intensa complicou o programa oficial de Rocha Vieira e Jorge Sampaio mas no dia seguinte, pelas 12h, seria debaixo de sol que os 200 soldados do Exército Popular de Libertação entrariam em Macau pela fronteira das Portas do Certo, em veículos blindados e camiões, percorrendo a zona da Areia Preta e da Avenida da Amizade onde foram recebidos por milhares de pessoas. Apesar de tal não estar previsto em nenhum documento oficial, a China pretendia instalar uma guarnição do Exército antes do dia 20 de Dezembro, opção a que Portugal se opunha. A entrada acabaria por ser adiada para o dia 20, embora elementos do exército chinês – à civil e desarmados – estivessem já no território a preparar a chegada das colunas militares. “Portugal considera que o entendimento encontrado é equilibrado”, dizia então Santana Carlos, chefe da delegação portuguesa no Gabinete de Ligação Conjunto.

Para receber as comitivas oficiais que seriam lideradas pelo presidente Jorge Sampaio e Jiang Zemin, as autoridades policiais estavam a preparar uma operação de segurança sem precedentes. Os serviços apelavam aos moradores da zona do NAPE, onde iriam decorrer parte das cerimónias, para não se aproximarem das janelas com máquinas fotográficas sob pena de os agentes especiais destacados poderem confundir os aparelhos com armas de fogo.
Excerto de um artigo publicado no Jornal Tribuna de Macau de 9.12.2014

1 comentário:

  1. dias de bastante emoção sem dúvida
    existe no youtube, vídeos sobre a cerimónia de transferência de soberania
    cumprimentos
    Angela Correia

    ResponderEliminar