quarta-feira, 7 de novembro de 2012

"Da cidade e das ilhas"...

Assim se chamava uma das secções do jornal "Notícias de Macau". Em  Março de 1961 dava a conhecer factos que revelam bem a pacatez da vida em Macau nos anos da chamada 'guerra fria'. Mas o destaque ia, claro, para assuntos como chegada do homem à lua, a guerra no Laos, a situação nas Coreias, etc... A 15 de Abril, Macau o assunto de primeira página é o Orçamento Geral da província para o Ano Económico de 1961, artigo que abre com um discurso resumindo os conturbados acontecimentos no mundo. Quanto ao orçamento destacam-se os aumentos com os gastos nos salários, o aumento das pensões e ajudas de custo aos oficiais reformados.
A 22 de Abril o território volta a ser tema de capa; desta vez a cerimónia de confirmação da posse do Inspector-Adjunto da Policia Judiciária Sr. Dr. Delfino Rodrigues Ribeiro
O  jornal era visado pela censura conforme se atesta no canto superior esquerdo da 1ª página do periódico dirigido pelo Doutor A. A. Barros Lopes (Doutorado em Medicina).

Despedida, 6 de Março
Vista a partir do hospital já na década de 1970
Vivaldo Eurico Modesto de Rosa, embarcando para Lisboa em gozo de licença graciosa, na impossibilidade de o fazer pessoalmente, serve-se das colunas do “Notícias de Macau” para apresentar a todas as pessoas das suas relações e amizade as suas despedidas, agradecendo-lhes as atenções dispensadas e oferecendo-lhes seus limitados préstimos em Lisboa.
Baixa ao hospital, 6 de Março
Baixou ao Hospital Central Conde São Januário, o Sr. Cordénio Vitor Vaz, comissário da PSP desta Província. Desejamos-lhe um pronto e completo restabelecimento.

Achado, 7 de Março
Encontra-se depositado na secção de Investigação Criminal da PSP uma bolsa de cabedal que foi encontrada junto do edifício dos CTT. Entrega-se a quem provar pertencer-lhe.
Boletim necrologia, 7 de Março
Pelo último boletim noso-necrológico, recebido dos Serviços de Saúde e Higiene, verifica-se que no período de 19 a 23 de Fevereiro findo, se registaram em Macau os seguires casos de doenças infecciosas: sarampo 12 casos e três óbitos; tuberculose pulmonar 37 casos e 15 óbitos. Tuberculose (outras formas) um caso e um óbito. Os números acima referidos perfazem um total de 50 casos e 19 óbitos.
Homenagem, 7 de Março
Por motivo de ter sido desligado do serviço por motivo de aposentação, após 47 anos de serviço prestado ao Estado, foi o Senhor António Goldino Dias, auxiliar de Obras Públicas de 1a Classe da Repartição Provincial dos Serviços das Obras Públicas, Portos e Transportes desta Província, alvo de singela mas expressiva homenagem por parte do pessoal deste importante departamento oficial. (…) Com voz embargada pela mais profunda comoção, agradeceu o homenageado as palavras do seu Ilustre e último Chefe e a todos os presentes aquela homenagem que guarda eternamente no fundo do seu coração, de todos se despedindo com um emocionante abraço. Ao homenageado apresenta-se os nossos cumprimentos com desejos de muitas felicidades.
Malas do correio, 7 de Março
Por Portugal Continental, Ilhas Adjacentes e Províncias Ultramarinas da África Ocidental, se fecham malas, via marítima, no dia 11 de Março de 1961, às 12h30, sendo a correspondência registada recebida até uma hora antes.
Partida, 10 de Março
Seguiu esta madrugada para Hong Kong, donde seguirá viagem para Lisboa, por ter terminado a sua comissão de serviço nesta Província, o Sr. Tenente José Jorge Fraudoso da Silva. Este distinto colaborador da página ‘Artes e Letras’ da nossa edição semanal ilustrada teve a amabilidade de vir a este jornal despedir-se de nós, desejando ao “Notícias de Macau” e a todo o seu pessoal as maiores felicidades e prosperidade. Agradecendo, desejamos-lhe uma boa viagem e prosseguimento de uma brilhante carreira.
Doente, 10 de Março
Continua doente, no Hospital Central Conde São Januário, o Sr. Alfredo José da Silva, ajudante de escrivão do Tribunal Judicial desta Comarca. Desejamos-lhe um pronto e completo restabelecimento.
Produtos importados, 10 de Março
Procedentes da China Continental, chegaram ontem carregamentos de peixe seco, tecido, seda, fazendas, copos, sabão, tâmaras, tapetes, papel, frutas, carne seca e salgada, hortaliças, aves domésticas e vinho chinês.
Tufão, 12 de Maio
Pairou sobre a Província a ameaça de um tufão – o ciclone tropical Alice -, ameaçando com a sua fúria destruidora, mas felizmente o temporal se desviou do rumo inicialmente anunciado como provável sem causar assim nem vítimas pessoais nem grandes estragos.

Sem comentários:

Enviar um comentário