domingo, 23 de maio de 2010

Joaquim Mourão Garcez Palha: 1775-1850

Fidalgo cavaleiro da Casa Real, por alvará de 20 de Março de 1820, passado no Rio de Janeiro; do conselho da rainha D.Maria II; chefe de divisão da Real Marinha de Goa; comendador honorário da Ordem de Cristo, cavaleiro professo na mesma Ordem; governador geral do Estado da Índia, governador da cidade do Santo Nome de Deus de Macau, etc.
Nasc. a 8 de Agosto de 1775, fal. a em 26 de Junho de 1850. Era filho de Cândido José Mourão Garcez, fidalgo cavaleiro da Casa Real, governador de Damão, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher, D. Ângela Maria de Sousa Rancosa.
Joaquim Mourão Garcez Palha foi governador da fortaleza e cidade de Diu, em 1800, e governador da cidade do Santo Nome de Deus de Macau, em 1825. Sendo capitão de mar e guerra, foi-lhe entregue o comando da fragata Salamandra, que de Goa partiu para Macau em 1822, conduzindo um destacamento de tropas sob as ordens do major José Cabral de Estefique, afim de libertar a cidade de Macau das extorsões que sofriam os seus moradores de um bando de facciosos, que se haviam apoderado do governo da mesma cidade. No desempenho desta comissão houve tanta prudência e bom êxito, que D. João VI, por carta régia de 4 de Maio de 1825 aos juízes, vereadores e procurador do Senado de Macau, e por proposta destes e do vice-rei da Índia, lhe concedeu, além da comenda honorária da ordem de Cristo, a pensão anual de 500 taés, pelos rendimentos da alfândega de Macau, com sobrevivência aos seus descendentes legítimos. Joaquim Mourão Garcez Palha casou com D. Lizarda Joaquina de Mendonça Corte Real, filha de Xavier de Mendonça Corte Real, moço fidalgo da Casa Real, capitão de mar e guerra da marinha de Goa, e de sua mulher, D. Violante Luísa Pereira de Castro. Deste consórcio, além de outros filhos, houve o 1.º visconde de Bucelas, Cândido José Mourão Garcez Palha, e o 1.º barão de Combarjúa Ludovico Xavier Mourão Garcez Palha.
in "Portugal Dicionário Histórico"


Sem comentários:

Enviar um comentário