sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"Histórias de Portugal - Macau, A Pérola do Oriente"

Um DVD com 90 minutos de duração da autoria do professor José Hermano Saraiva . Faz parte da série Histórias de Portugal.
O conteúdo, claro está, é sobre "a presença portuguesa em Macau, a pequena península do estuário do Rio das Pérolas. Um exemplo único no mundo da convivência de duas culturas radicalmente diferentes," conforme se lê na sinopse.
Primeiro episódio: "O Ano de Á-Má". Nos meados do séc. XVI chegaram missionários e mercadores portugueses que obtiveram licença para fundear os seus navios numa baía de águas serenas onde já existia um templo consagrado a Á-Má, uma divindade protectora dos navegantes. A expressão "baía de Á-Má", em chinês "Á-Má Gao", estará na origem do nome Macau.
No segundo e terceiro episódios intitulados "O Museu Marítimo de Macau" e "Tangentes Culturais", a gesta portuguesa do Oriente é recordada no cenário natural de um junto chinês, bem como em visitas a alguns dos mais significativos museus locais, entre os quais se destaca, obviamente, o museu marítimo.
Os três episódios deste DVD foram transmitidos pela RTP em 3, 10 e 17 de Janeiro de 1999.

Sem comentários:

Enviar um comentário