Envelope com carimbo de 30 de Agosto de 1943 e a inscrição da Cruz Vermelha Portuguesa - Serviço de Prisioneiros de Guerra enviado de Macau para Lisboa com carimbo da Cruz Vermelha local e dos CTT de Macau. Na vertical um carimbo em japonês que significa correio de prisioneiros de guerra. Macau manteve-se neutral durante a segunda guerra mundial mas os japoneses ocuparam Hong Kong por onde o correio tinha de passar pelo que este carimbo era vital para que a correspondência pudesse ser entregue no destinatário, por sinal, o secretário-geral da CVP em Portugal.
1943 (30 Aug) Portuguese Red Cross POW cover from Macau to Lisbon, applied with Portuguese Red Cross circular h.s. in red, vertical “POW Mails” h.s. in Japanese and hexagonal Macau d.s. Very scarce POW example from Macau which remained netural during WWII.
1943.8.30 葡國紅十字會戰俘封,由澳門寄里斯本,鈐葡國紅十字會紅色圓戳、日文“俘虜郵便”直戳及澳門六角形日戳。澳門在二戰期間為中立,故戰俘郵件極為稀罕少見。
Este tipo de correio foi criado para contactar os prisioneiros de guerra. Em Hong Kong os japoneses fizeram muitos prisioneiros, nomeadamente portugueses/macaenses que ali viviam. Nestes dois exemplos mostra-se uma correspondência, também de 1943, efectuada a partir de Macau e tendo como destinatário um desses prisioneiros.
Luiz Gonzaga Gosano (1919 Hong Kong - 2014 EUA) jogava hóquei em campo. Foi feito prisioneiro a 26 de Dezembro de 1941 (fazia parte da companhia nº 5 do Hong Kong Volunteers Defense Corps) e estava no campo de prisioneiros Shamshuipo (daí a designação S no endereço). Quem lhe escreve é Avelina Maria Gosano, a irmã mais nova (1917-2013).
Sugestão de leitura: "Macau 1939-1945: os anos da guerra", João F. O. Botas, IIM (2012).
Sem comentários:
Enviar um comentário