sexta-feira, 15 de novembro de 2024

A igreja do Colégio de Jesus (Coimbra) e a Igreja Mater Dei (Macau)

A igreja Mater Dei de Macau (vulgo ruínas de s. Paulo) e a a igreja do colégio de Jesus (actual Sé Nova) em Coimbra têm muitos pontos em comum. Ora vejam...
São ambas obras da Companhia de Jesus (fundada em 1534), começaram a ser construídas praticamente na mesma época - nos pontos mais elevados das respectivas cidades - e eram igrejas anexas a colégios (no caso de Macau, o de S. Paulo). As três portas, a inscrição do símbolo dos jesuítas - monograma IHS - e as estátuas são algumas das semelhanças entre as duas igrejas na fachada principal. Importa dizer que a primitiva igreja Mater Dei em Macau era feita de madeira.
Igreja do Colégio de Jesus num excerto de uma ilustração de 1732 da autoria de Carlo Grandi
A igreja Mater Dei em Macau
A fachada e a escadaria só foram concluídas em 1640

Estabelecido em 1542 pela Companhia de Jesus, o Colégio de Jesus foi primeiro colégio desta Ordem em Portugal e o maior que existiu na cidade de Coimbra, também conhecido por Colégio das Onze Mil Virgens. Tinha por finalidade preparar missionários para os territórios descobertos e conquistados pelos portugueses. A construção do colégio começou em 1547. Já a igreja ao lado - que hoje se conhece como Sé Nova - começou a ser construída em 1598.
A planta da igreja segue o esquema em cruz latina abobadada inspirado em Il Gesú de Roma, apresentando um espaço interior de nave única dividida em quatro tramos, com transepto e capelas laterais intercomunicantes, e cruzeiro coberto por cúpula semi-esférica com lanternim.
A fachada do templo, embora tenha sido terminada no século XVIII, apresenta elementos do modelo maneirista de Il Gesú. Composta por dois corpos sobrepostos separados por uma cornija, tem no registo inferior cinco tramos divididos por pilastras toscanas.
O frontispício é marcado pela robustez dos volumes e a verticalidade da estrutura, pontuada pela abertura simétrica de janelas e pela disposição de nichos com imagens de santos jesuítas. Nas laterais foram construídas no final do século XVII duas torres recuadas em relação ao alçado principal, um elemento típico na arquitetura religiosa seiscentista.
Na fachada da igreja (de Coimbra) existem quatro estátuas de santos jesuítas que lembram as origens do edifício: Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, São Francisco de Borja e São Luís Gonzaga, fundadores da Companhia de Jesus (eram sete no total).
Na fachada da igreja Mater Dei (Macau) estão não só estátuas de bronze de alguns dos fundadores da Companhia de Jesus (Santo Inácio de Loyola, São Francisco de Borja, São Francisco Xavier e São Luís Gonzaga), como também da Virgem Maria e do Menino Jesus.
Um dado curioso, embora especulativo, é que tendo por base o interior da Sé Nova - foto acima - podemos imaginar como terá sido o interior da igreja Mater Dei em Macau.

Sem comentários:

Enviar um comentário