quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Gruta de Camões: antes e agora

O primeiro local de homenagem a Luís Vaz de Camões surgiu em Macau. Existem registos desde pelo menos o século 18 que assim o atestam. Ainda antes de Portugal, foi também em Macau que foi criado o primeiro busto do poeta que ali viveu alguns anos em meados do século 16 quando escrevia a sua obra maior, o poema épico "Os Lusíadas".

Miradouro perto da Gruta de Camões
Uma pedra gravada ali colocada no 10 de Junho de 1972 - Dia de Portugal - inclui um poema com a data de 1820. Na verdade o poema foi escrito pelo francês Louis de Rienzi em 1827, quando vivia em Macau.


Década 1920
A foto acima é de ca. 1870. A estrutura em alvenaria junto ao solo é de 1840 ano em que ali foi colocado um busto de Camões, o segundo, já que houve um anterior, feito em grés, nos primeiros anos do século 19.  
A referida estrutura em alvenaria (com caracteres chineses - abordarei estes num próximo post) foi demolida - tal como o miradouro no topo da gruta - em 1885, após a compra do espaço pelo governo de Macau que o transformou no jardim público. Antes disso, em 1866, foi inaugurado o busto (ainda hoje lá está) feito por M. M. Bordalo Pinheiro.

As fotos a cores foram feitas em Janeiro de 2024 e gentilmente cedidas por Carlos Makwa Barreto.

Postal de 1891

Sem comentários:

Enviar um comentário