domingo, 3 de outubro de 2021

Consulados portugueses: Neng-Po, Fuchau, Hong Kong e Cantão

Após o final da primeira guerra do ópio (1842) Cantão, Amói, Fôk-Tchâu, Neng-Pó e Xangai eram as principais cidades portuárias chinesas onde os estrangeiros durante alguns tempos puderem fazer comércio. Assim, não é de estranhar que em 1859 fosse um inglês a ser nomeado cônsul de Portugal no Porto de Fuchau*.
A 20 de Março de 1862 foi criado o Consulado Português de Neng-Po** com jurisdição na costa da China, desde Amoy até Shanghai, sendo nomeado Francisco João Marques para o desempenho do cargo de Cônsul nesses porto e do de Fuchau.
* ou Foochow, actual Fuzhou (福州), capital da província chinesa de Fujian.
** actual Ningbo (宁波) na província chinesa de Zhejiang.

Em 1897, tinha então a colónia britânica de Hong Kong 55 anos de existência, foi criado o Consulado de Portugal em Hong Kong. Actualmente os serviços são assegurados pelo Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong.
O consulado português em Cantão remonta a meados do século 19 e começou por estar dependente de Macau, sendo o governador local quem nomeava o cônsul, carecendo a nomeação de "confirmação régia". O arquivo deste consulado continha um espólio de documentos valiosos e foi destruído durante a "revolução cultural" na China.
Parte de documento oficial de 1915

A 1 de Setembro de 2021 Ana Menezes Cordeiro assumiu as funções de Cônsul-Geral de Portugal em Cantão, tornando-se a primeira mulher diplomata portuguesa a assumir uma chefia de missão na China.
O Consulado-Geral de Portugal em Cantão, (re)abriu ao público a 26 de Junho de 2018 e a sua área de jurisdição cobre as Províncias de Guangdong, Hainan, Hunan, Fujian e a Região Autónoma de Guangxi Zhuang, uma área de 783 200Km2 e uma população de 294 milhões de habitantes.
Símbolo do Consulado Geral de Portugal em Cantão (pós- 1910)

Ao nível das representações diplomáticas de Portugal na China há ainda uma embaixada em Pequim e consulados gerais em Xangai e Macau/Hong Kong.

Sem comentários:

Enviar um comentário