quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Núcleo museológico da Santa Casa

Macau tem actualmente mais de duas dezenas de museus. Entre eles figura o da Santa Casa, porventura o mais pequeno em tamanho, mas não em importância, já que a SCMM é uma das instituições mais antigas do território (1569).
O Núcleo Museológico da Santa Casa foi inaugurado em 2001. Fica na Travessa da Misericórdia, em pleno centro histórico, junto ao edifício da sede da SCM de Macau (Largo do Senado) e classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 2005. Contém uma colecção de relíquias católicas de valor incalculável, com peças que datam do século XVI e que testemunham o percurso da cultura ocidental introduzida na China através de Macau. 
A maior parte das peças em exposição foram gentilmente cedidas pelos Irmãos da Santa Casa.

 Peças de porcelana com o símbolo dos Jesuítas (JHS)
e o livro do "Compromisso" de 1662

O acervo é constituído principalmente por objectos de arte religiosa que serviam de suporte à actividade litúrgica, imagens e esculturas para exposição em altares, bem como outras peças acumuladas ao longo dos séculos com natural destaque para o manuscrito original do Compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Macau datado de 1662.
A invulgar colecção de porcelana e de cerâmica chinesa, japonesa e europeia, exibindo o monograma da Companhia de Jesus, revela um misto artístico-religioso único e representativo da herança multicultural de Macau. 
Destaque ainda para peças como a caveira do D. Belchior Carneiro e a Cruz com que foi sepultado; o retrato a óleo de corpo inteiro do D. Belchior Carneiro (séc. XVIII) e o sino de bronze do antigo Hospital S. Rafael, que sucedeu ao hospital da SCM, no século XVI.
Entre as peças de Arte Sacra realce para: estátua do Sagrado Coração de Jesus (produção local do início séc. XIX); estátuas de Nossa Senhora da Anunciação e do Cristo Crucificado (em marfim de produção indo-portuguesa séc. XVIII); e os vários exemplares de porcelana e de cerâmica chinesa, japonesa e europeia com o monograma da Companhia de Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário