quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

2018 é o Ano da Gastronomia de Macau

Sabia que 2018 é o Ano da Gastronomia de Macau?
Durante todo este ano Macau celebra a sua recente designação como cidade membro da Rede das Cidades Criativas da UNESCO, na área da gastronomia, com inúmeras actividades e iniciativas.A propósito do tema recordo hoje uma edição de 1986 intitulada "Petisquera saboroso di Macau" (em português e inglês) da autoria da Direcção dos Serviços de Turismo de Macau que reúne cerca de duas dezenas de receitas da gastronomia macaense apresentadas no II Concurso de Cozinha Macaense em 1985.
"A riquíssima cozinha tradicional de Macau é fruto de uma experiência culinária, aperfeiçoada e apurada ao longo de vários séculos. Apesar da influência predominante das cozinhas Portuguesa e Chinesa, a culinária macaense poderá ser considerada também como uma das mais internacionais da Ásia, devido à hibridez dos seus ingredientes, alguns dos quais tiveram a sua origem nas antigas possessões portuguesas de Goa e Malaca. Um doa pratos mais populares da cozinha macaense é a «Galinha Africana», que, por exemplo, não sendo de Portugal nem chinês, mas oriundo dos antigos territórios portugueses em África, foi adaptado aos paladares distintos desta cozinha, passando a ser exclusivo de Macau."
Tendo por base este livro foi ainda publicada uma colecção de vários postais ilustrados com algumas das receitas do livro. Voltarei ao tema muito em breve.
Exemplo da receita de Lacassá de Fátima Nantes:
Ingredientes: Farinha de arroz «Mai Fan»: q.b.; Porco fumado: q.b.; Ovos mexidos: q.b.; Gengibre doce vermelho: q.b.; Rebentos de feijão: q.b.; Sal: q.b.; Pimenta: q.b.
Preparação:
Põe-se em água fria a massa de arroz até a amolecer. Corta-se depois em fios pequenos e deixe escorrer muito bem até perder toda a água. Corte igualmente em tiras finas a carne de porco fumado, ovos mexidos, gengibre doce vermelho e passe-os num tacho com óleo quente juntando os camarões, os rebentos de feijão, uma colher de chá de sal e um pouco de pimenta. À parte, frite em óleo aquecido alho bem picado. Junte-lhe a massa. Adicione os elementos já preparados e deixe a fritar durante cerca de cinco minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário