sábado, 26 de maio de 2018

Revisitando a edição do jornal "Único": Maio de 1898

Entre os vários conteúdos do jornal Único de 20 de Maio de 1898, editado na celebração do Quarto Centenário do Descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia por Vasco da Gama, está o poema "San Gabriel" de Camilo Pessanha, cujo manuscrito feito pelo punho de Pessanha data de 7 de Maio de 1898 e pode ser visto em baixo neste post num registo da Bilblioteca Nacional de Portugal. O jornal foi impresso na Typographia de N. T. Fernandes e Filhos e Noronha & Cia., em 1898, com um total de 55 páginas, pela Comissão Executiva das Celebrações em Macau do IV Centenário do Descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia.
A ideia de fazer este jornal surgiu numa reunião da comissão a 2 de Fevereiro de 1898 ficando encarregues da missão: António Joaquim Bastos, Conselheiro Artur Tamagnini da Mota Barbosa, Dr. José Gomes da Silva, Dr. Horácio Poiares, Capitão Eduardo Cirilo Lourenço, Pedro Nolasco da Silva, João Pereira Vasco, Camilo Pessanha e Wenceslau de Moraes.


No jornal "Echo Macaense" de 21 de Maio de 1898 escreve-se: “Espera-se que será posto à venda hoje, ou amanhã. Contará artigos, poesias, a viagem [de dez meses e onze dias] de Vasco da Gama [escrita por João Pereira Vasco para ser traduzida] em chinês, umas 10 fotografias das principais vistas de Macau, com as respectivas descrições, e, segundo se diz, um artigo em patois Macaense."
Os artigos estiveram a cargo de: conselheiro Galhardo, Bispo de Macau, D. Ana Caldas, conselheiro Tamagnini Barbosa, A. C. Abreu Nunes, comendador António J. Basto, Dr. Camilo Pessanha, António Talone da Costa e Silva, Dr. Horácio Poiares, Wenceslau de Moraes, Dr. José Gomes da Silva, Tenente do estado maior Eduardo Marques, Eduardo C. Lourenço, Mário B. de Lima, Pedro Nolasco da Silva, Abeillard Gomes da Silva, Domingos do Amaral, alferes J. L. Marques e João Pereira Vasco.
 
Algumas das fotografias - da autoria de Carlos Cabral - 
de grande formato incluídas no jornal
Porta do Cerco, Templo de A-Ma (da Barra) e vista da baía da Praia Grande
Na edição do jornal O Independente de 22 de Maio de 1898 numa notícia sobre o "Único" surgem referências às fotos e à capa:
"As fotografias que ornamentam este jornal são: vistas da Praia Grande, do Leal Senado, do Farol da Guia, do Porto Interior, Pagode da Barra, Portas do Cerco, Sé, Gruta de Camões, Avenida Vasco da Gama e uma fotografia do projecto da sua estátua. Todas estas fotografias, que são as melhores que aqui temos visto, foram tiradas pelo distinto amador, Sr. Carlos Cabral. A capa, que é um primor, foi desenhada pelo Sr. Rodrigues Belo, imediato da canhoneira Liberal e a impressão do jornal feita sobre aguarelas."
Destas celebrações fez também parte a emissão de selos alusivos à efeméride. Na imagem um selos com o valor facial de 1 avo e o carimbo da "Direcção do Correio de Macau" com a data 28 de Maio de 1898.

Inútil! Calmaria. Já colheram 
As velas. As bandeiras sossegaram, 
Que tão altas nos topes tremularam,
— Gaivotas que a voar desfaleceram.

Pararam de remar! Emudeceram! 
(Velhos ritmos que as ondas embalaram) 
Que cilada que os ventos nos armaram! 
A que foi que tão longe nos trouxeram?

San Gabriel, arcanjo tutelar, 
Vem outra vez abençoar o mar, 
Vem-nos guiar sobre a planície azul.

Vem-nos levar à conquista final 
Da luz, do Bem, doce clarão irreal. 
Olhai! Parece o Cruzeiro do Sul!




Vem conduzir as naus, as caravelas, 
Outra vez, pela noite, na ardentia, 
Avivada das quilhas. Dir-se-ia 
Irmos arando em um montão de estrelas.

Outra vez vamos! Côncavas as velas,
Cuja brancura, rútila de dia,
O luar dulcifica... Feeria
Do luar não mais deixes de envolvê-las!

Vem guiar-nos, Arcanjo, à nebulosa
Que do além vapora, luminosa,
E à noite lactescendo, onde, quietas,

Fulgem as velhas almas namoradas...
— Almas tristes, severas, resignadas, 
De guerreiros, de santos, de poetas.

Camilo Pessanha, Macau, 7 de Maio de 1898



Sem comentários:

Enviar um comentário