sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Cheong Ming Match Co./ Companhia Fosforeira Cheong Meng


No período áureo da indústria dos fósforos em Macau, entre as décadas de 1950 e 1970, chegaram a ser produzidas mais de milhão e meio de caixas por dia (85 milhões de fósforos). 
Uma das fábricas que mais tempo se manteve em actividade (criada na década de 1920) e a última a fechar portas foi a Cheong Ming Match Factory (em certos rótulos surge como Fosforeira Cheong Meng) já na década de 1970.  
Num anúncio da década de 1950 (imagem ao lado), que tem a particularidade de ser em português, inglês e chinês, o endereço referido é o nº 101 da Rua da Alegria, por certo os escritórios, já que a fábrica ocupava os números 95 a 103.
Ainda no anúncio refere-se "fábrica estabelecida há mais de 30 anos" e informa-se das diferentes marcas ali produzidas (KK, OK, Yes, Four Aces, Triangle, Double Circle, Bull, Tarzan, Cannon, Lighthouse, Swallows, etc...) explicando que "Os fósforos que se impõem em todos os mercados são os da fábrica “Cheong Meng”.
Eram ainda produzidas marcas só para exportação, nomeadamente para então colónias portuguesas, pelo que algumas destas marcas, tb surgiram com nomes em português: Yes/Sim - Triangle Brand/Marca Triângulo, etc... Quando não era feita a tradução, aproveitavam-se certas soluções gráficas que eram repetidas para outros mercados. Veja-se o exemplo da Three Arrows para Moçambique.
 
Tradução desta etiqueta:
Fósforos da Marca Triângulo. Os chineses devem usar artigos da China para reaver os lucros perdidos.  Rua da Alegria, Macau, Kuong-Tung.

Sem comentários:

Enviar um comentário