segunda-feira, 4 de maio de 2015

O padre Áureo e a Academia de Música S. Pio X

Apresentado por estes dias em Macau "Áureo Castro: retrato de um músico" é um livro da autoria de Margaret Lynn e Graça Marques que reúne ensaios e entrevistas com várias personalidades que se cruzaram com o padre Áureo Castro, professor, compositor de músico e fundador da Academia de Música S. Pio X. 
Maria Graça Marques conheceu Áureo de Castro na década de 1980 e foi co-produtora da gravação em piano de toda a obra do padre.
Áureo da Costa Nunes e Castro chegou a Macau a 15 de Setembro de 1931, tendo ingressado no Seminário Diocesano de S. José com 14 anos. Recebeu a ordenação presbiteral a 8 de Setembro de 1943. Foi professor do Seminário de S. José, capelão e vigário paroquial da Sé, pároco de S. Lourenço e director do semanário "O Clarim", além de ter exercido a docência de Canto Coral e Religião e Moral. Entrou no Conservatório Nacional de Lisboa em 1951 e obteve o diploma, com distinção, do Curso Superior de Composição Musical. De regresso a Macau, fomentou o canto religioso e, em 1959, fundou o Grupo Coral Polifónico.
Foi um dos promotores da criação da Orquestra de Macau na década de 1980 e foi condecorado em 1990 com a Medalha de Mérito Cultural pelo Governo de Macau, depois da Academia de Música S. Pio X ter recebido a mesma condecoração três anos antes.
Fundada em 1962, a Academia de Música S. Pio X, a primeira entidade a proporcionar um ensino musical sistemático à juventude de Macau, foi dirigida pelo padre Áureo até à sua morte. Ao longo dos 50 anos, milhares de jovens receberam formação na Academia, e muitos prosseguiram estudos musicais em Portugal, China, Austrália, EUA e Canadá. Alguns regressaram a Macau, contribuindo para o ensino musical no antigo território português.

Em Maio de 1997 a Revista Macau publicou uma nota biográfica do padre Áureo e da qual publico alguns excertos.
O padre Áureo Nunes e Castro nasceu na ilha do Pico, Açores, a 18 de Janeiro de 1917. Aos 14 anos embarcou para o Oriente e ingressou no Seminário de S. José onde, 12 anos depois, se ordenou sacerdote e disse a sua primeira missa (1943). É nomeado, seguidamente. pároco da igreja de S. Lourenço, escrevendo inúmeras peças corais para uso nos actos litúrgicos. Entre 1952 e 1958, estudou composição no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, formando-se com elevadas classificações. De regresso a Macau e ao Seminário de S. José, foi-lhe confiada a regència da disciplina de música.
Em 1959 criou o Grupo Coral Polifónico de Macau, que durante três décadas deliciou a sociedade local, e, em 1962, perante a afluência cada vez maior de alunos que lhe solicitam aulas de música, e de piano em especial, criou a Academia de Música S. Pio X — ainda hoje uma referência incontornável do ensino de música em Macau. Com o aparecimento da Academia dava-se início em Macau ao ensino sistematizado e qualificado de piano. Sem ser um autor prolífero, devido à sua intensa actividade de pedagogo e de director musical, deixou obra vasta e diversificada. O Pe Áureo Castro faleceu em Macau a 21 de Janeiro de 1993.

Sem comentários:

Enviar um comentário