domingo, 8 de setembro de 2013

Guerra dos Boxers... incidente em Macau

Notícia do "Diário Popular" com o título "O que se passou em Macau":
«O Diario de Noticias publicou hontem um telegramma do seu correspondente em Londres referindo um ataque dos boxers a Macau, que produziu, como era natural, certa impressão.
Ora o que é certo, é que teve tão pouca importancia o que se passou náquella nossa colonia, que o respectivo governador, apesar do seu muito zelo, nada communicou ao governo. O sr. ministro da marinha, porém, entendeu telegraphar para Macau pedindo informações. E o sr. Horta e Costa respondeu que um pequeno grupo de chinas tentou no ultimo domingo á noite surpreender a sentinella das portas do Cerco. Chamada aguar da, esta correu sobre os chinas, que debandaram immediatamente.
O conhecimento errado que o commandante da Zaire teve do facto, fez com que désse o signal de alarme, havendo por isso grande movimento de forças, que promptamente tomaram posições, segundo um plano de defesa da cidade, recentemente elaborado pelo chete do estado maior.A promptidáo com que as forças tomaram posição produziu optimo effeito em toda a colonia, que assim se via garantida, effeito que os jornaes inglezes assignalaram. Até á data da communicação official, 17, a tranquillidade era completa em Macau e seus arredores.
O governo de Macau attribue o facto a vingança de uns chinas, por prisões effectuadas no porto por motivo de trangressáo do regulamento respectivo. Accrescenta a informação, que houve tumultos ao norte de Korwloon, (Korwloon ou, á portugueza, Kaulun?) entre a força reformista imperial, e que ha dias foram violadas sepulturas de portuguezes no cemiterio christão de Cantão. A este respeito foi feita reclamação ao vice-rei de Cantão, o qual ordenou que fossem feitas as necessarias reparações nas sepulturas, demittida a auctoridade local e executados quatro chinezes que commetteram a profanação.»
A Guerra dos Boxers foi um conflito ocorrido na China entre 1899 e 1900. Um grupo nacionalista que lutava contra a presença dos estrangeiros na China estava inconformado com a forma como o poder político lidava com o que denominava de "intervenção imperialista" no país e criou uma sociedade secreta, conhecida como “A Sociedade dos Punhos Harmoniosos e Justiceiros” (daí o nome boxers), para lutar contra os imperialistas do ocidente. O movimento teria início em Shandong.
Começaram por realizar actos de vandalismo ao cortar linhas telegráficas, destruir linhas de caminho-de-ferro e perseguir os missionários cristãos. Essa onda de violência teve de algum modo repercussões em Macau como se pode verificar pelo teor da notícia acima publicada.
A 12 de Agosto de 1900 chega a Macau um Corpo Expedicionário para reforçar a capacidade militar de defesa do território.
O aumento das hostilidades fez com que países como a Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, França, Japão, Itália e Rússia formassem um exército (com cerca de 20 mil homens) para os combater, nomeadamente em Pequim, o principal foco dos conflitos. Essa 'invasão estrangeira' - ocorrida no final de maio de 1900 - provocou uma reacção dos rebeldes e bairro das embaixadas ficou isolado. O cerco a Pequim duraria 45 dias.Para acalmar a situação as chamadas nações imperialistas conseguiram negociar uma série de exigências em troca da preservação dos territórios. A 7 de Setembro de 1901, a Paz ou Protocolo de Pequim oficializou os acordos que puseram fim à Guerra dos Boxers. Derrotado, o governo chinês viu-se obrigado a pagar uma pesada indemnização em ouro, permitir a entrada de mais embarcações estrangeiras nos portos do país e ficou proibido de importar armamento. 
Ainda não era desta que os estrangeiros eram expulsos da China, mas o movimento nacionalista estava em marcha e iria marcar de forma profunda a história da China no século XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário