Mais um post em que proponho a minha interpretação de dois exemplares de pinturas da chamada escola chinesa que mostram duas perspectivas - Norte/Sul e Sul/Norte - sobre a baía da Praia Grande.
Óleo sobre tela. 45,5 x 59 cm. No verso da tela o título está inscrito o número 2 com a legenda: Vista da cidade de Macau com a Colina da Penha e o Convento da Penha ao fundo. Em primeiro plano, um pormenor raríssimo, a representação de um cavalo a puxar uma pequena carruagem que transporta duas pessoas. Esta zona corresponde ao actual cruzamento da Av. da Praia Grande - a longa avenida que vai até ao Forte do Bom Parto (na extremidade esquerda; o muro junto à estrada da acutal residência oficial do Cônsul-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong) onde está uma bandeira da monarquia portuguesa com a Rua do Campo (a fachada lateral do edifício com inúmeras colunas*). Ao centro está ainda representado o fortim de S. Pedro, também com uma bandeira da monarquia portuguesa. Todos os elementos indicam tratar-se de uma pintura do segundo quartel do século 19.
* o edifício é referenciado em algumas fontes do século 19 como sendo a Casa das 40 Colunas/40 pilares; teve várias utilizações, incluindo a de consulado de França.
Óleo sobre tela. 59 x 45,5 cm. No verso da tela o título está inscrito com o número 1 e a legenda: Vista baseada num desenho do Capitão Elliott, RN, (royal navy/marinha britânica) Outubro de 1824, com a Fortaleza de Monte e o Mosteiro de São Francisco ao fundo, e à esquerda as igrejas de São Domingos e São Lourenço.
Na verdade pode ver-se muito mais... Para além da igreja de S. Domingos (algo raro neste tipo de representações pois de facto a igreja estava 'tapada' pelos edifícios), vê-se de forma parcial a fachada da Igreja Mater Dei já depois do derradeiro incêndio de 1835. Este facto é primordial para datar a pintura. Está também representada a igreja e seminário de S. José e o convento de santa Clara. Destaque ainda para as bandeiras da monarquia portuguesa: na Fortaleza do Monte (ao centro), na Ermida e Fortaleza da Guia (a colina mais à direita) e em baixo, também do lado esquerdo no Forte de S. Francisco.


Sem comentários:
Enviar um comentário