O "Regulamento geral para o serviço telegraphico da linha entre Macau e a ilha da Taipa e da linha telephonica de Macau" foi publicado 13 de Outubro de 1887* sendo assinado pelo Governador Firmino José da Costa. Era a inauguração destes serviços no território. O telefone foram patenteado cerca de uma década antes por Alexander Graham Bell, a 14 de Janeiro de 1876 nos Estados Unidos da América.
* os primeiros 72 artigos; os restantes (146 no total) foram publicados na edição seguinte, 20 de Outubro, do Boletim da Província de Macau e Timor.
Edital publicado em português e chinês no Boletim da Província de Macau e Timor de 10 de Novembro de 1887:
"Tendo S. Exa. o Governador da província adoptado convenientes providências, para que os sinais de incêndio, sejam feitos com prontidão, aproveitando-se para os avisos o vantajoso serviço da rede telefónica; e convindo que todos os habitantes da cidade tenham conhecimento dos locais em que há estações telefónicas, a fim de poderem, logo que tenham notícia de se manifestar qualquer incêndio ir aí dar parte, como é de esperar que não deixe de fazer todo o indivíduo dotado de sentimentos benfazejos, ao menos, quando não encontre guarda, patrulha, oficial de diligências administrativo, ou china de quarto, para os quais este serviço é obrigatório: por isso faço público que as estações telefónicas são as seguintes: Quartel de Santo Agostinho (estação central), Palácio do Governo, Quartel dos Mouros, Quartel da Flora, Quartel de S. Francisco, Portas do Cerco (no quartel do destacamento), Monte (na fortaleza desse nome), fortalezas da Guia, Bomparto e Barra e Capitania do Porto. Macau."
| Modelo de "Bilhete de Identidade de China de Quarto" - década 1910 |
No edital refere-se "china de quarto". A expressão designava as mulheres chinesas que trabalhavam em casas, geralmente como criadas ou concubinas, e que viviam na residência do empregador.
Sem comentários:
Enviar um comentário