terça-feira, 16 de agosto de 2022

Centro de Instrução Conjunto

Fotos de James D. Mongomery feitas no ano de 1977
Na imagem pode ver-se ao fundo do lado direito o símbolo do Centro de Instrução Conjunto (CIC), em Coloane, um centro de instrução militarizado

Em 1975 Macau deixou de ter o estatuto de província ultramarina, passando a ser considerado como território sob administração portuguesa. Nessa altura, foi extinto o Comando Territorial Independente de Macau (CTIM), órgão de comando militar, marcando-se formalmente o fim da presença de forças militares em Macau, e criadas as Forças de Segurança de Macau (FSM), integrando o Corpo de Polícia de Segurança Pública de Macau (CPSP), a Polícia Marítima e Fiscal (PMF) e o Corpo de Bombeiros (CB).
Foram cometidas às FSM novas missões no âmbito da segurança, da ordem social, da fiscalização, da protecção e do combate a incêndios. Sob o seu comando único, as corporações, como a Polícia de Segurança Pública, a Polícia Marítima e Fiscal e o Corpo de Bombeiros, tinham responsabilidades próprias e prosseguiram uma actividade que remonta aos anos da fundação da cidade, há mais de quatro séculos.

O Centro de Instrução Conjunto (CIC), constituído em 1976, assegurou unicamente a instrução aos cidadãos admitidos no Serviço de Segurança Territorial (SST). Depois de terem completado a referida instrução, eles integravam imediatamente os quadros das Corporações das FSM. E a política de localização na transição levou, em 1988, à criação da Escola Superior das FSM (ESFSM), que forma os futuros oficiais das Corporações. Em 1990, foi extinto o Comando das FSM, e foram criados simultaneamente o Secretário-Adjunto para a Segurança e a Direcção dos Serviços das Forças de Segurança de Macau. Em 28 de Janeiro de 1991, foi formalmente constituída a Direcção dos Serviços das Forças de Segurança de Macau, através da publicação do Decreto-Lei n.º6/91/M.
A partir de 1995, os militares de Portugal em funções nas FSM começaram a retirar-se e as suas vagas foram ocupadas pelos oficiais formados na ESFSM.

Tinha instalações em Coloane





Sem comentários:

Enviar um comentário