"Junco de três mastros e uma sampana ao largo de Macau" é a legenda desta fotografia da autoria de John Bushby incluída num livro publicado na década de 1920 intitulado "Countries of the World".
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quarta-feira, 13 de novembro de 2024
Three-Masted Junk and a Sampan off Macao
terça-feira, 12 de novembro de 2024
Luigi di Camoens
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
Pormenores na antiga igreja Mater Dei
18.10.1834 Chinnery |
George Chinnery desenhou/pintou a igreja de Mater Dei antes e depois do último grande incêndio de 1835 do qual restou apenas a fachada. (ver imagens)
3.8.1835 Chinnery |
Detalhe de uma fotografia de 1875 |
domingo, 10 de novembro de 2024
Uma imagem e várias soluções gráficas
Para referência ao fundo ao centro pode ver-se o hotel Boa Vista.
sábado, 9 de novembro de 2024
China Landungsplatz "Praya Grande"
sexta-feira, 8 de novembro de 2024
"Macao, Still Awaiting 20th Century, Gambles On"
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Curiosidades sobre o molho/óleo de ostra
As fotos a preto e branco são da autoria de Neves Catela (década 1920/30) e mostram as instalações na Rua Almirante Sérgio, no Porto Interior.
quarta-feira, 6 de novembro de 2024
Cartas náuticas semelhantes
"Carte De L'Entree De La Riviere De Canton Dans La Chine". Versão a cores e a preto e branco ca. 1750.
A imagem abaixo, por exemplo, faz parte da obra de 5 volumes publicada em 1764 "Le Petit Atlas Maritime Recueil De Cartes et Plans Des Quatre Parties Du Monde", de Bellin.
A primeira publicação - imagem abaixo - é de 1749Carte de l'Entrée de la Rivière de Canton.Dressée sur les Observations les plus Récentes.
terça-feira, 5 de novembro de 2024
"Wharves of West Ward of Macau": curiosidades
segunda-feira, 4 de novembro de 2024
The capital of the tycoon: a narrative of a three years'residence in Japan
domingo, 3 de novembro de 2024
GPM no "Boletim Informativo Macau" de 1954
"A Delegação de Macau do Automóvel Clube de Portugal levou a efeito, nos dias 30 e 31 de Outubro de 1954, um certame de automobilismo, que reuniu dezenas de volantes nacionais e estrangeiros de Macau e Hong Kong e milhares de espectadores, muitos dos quais vindos, propositadamente, da vizinha colónia britânica.
O programa, conforme se anunciou (ver acima), constou de duas provas distintas, ambas entusiasticamente disputadas e acompanhadas com muito interesse. No primeiro dia realizou-se uma prova de velocidade-regularidade, com o concurso de 20 automóveis, dos quais 9 de Macau. No dia seguinte, teve lugar o Grande Prémio de Macau, ao qual concorreram 15 volantes, dos quais um apenas de Macau. Três outros caros vindos de Hong Kong não puderam participar nesta prova devido a acidentes sofridos na véspera, durante os treinos.(…) Ambas as provas se realizaram no «Circuito da Guia» que mede, aproximadamente, 6,27 quilómetros. (…) Este circuito, que mereceu as mais elogiosas referências de todos os concorrentes, só se conseguiu após intenso trabalho de preparação, nele intervindo não só os organizadores como também o pessoal das Obras Públicas. (…)
Teve brilhante actuação o único concorrente de Macau, Fernando Macedo Pinto, que, num «MG Special» se classificou em 4.º lugar, revelando-se, em perícia e regularidade, tão bom como os melhores.(...) O Jantar de Gala efectuou-se no salão do Clube de Macau, na noite do dia 31, a que presidiu Sua Ex.ª o Governador."
Os resultados finais:
Prova de velocidade-regularidade:
Vencedor absoluto (taça oferecida pelo Leal Senado da Câmara de Macau) : Robert Ritchie, Fiat 1100, com 79 pontos;
Vencedor da Classe A: Manuel Magalhães, Renault, com 108 pontos;
Vencedor da Classe B: 1.º – Robert Ritchie, Renault 1100, com 79 pontos; 2.º – Wen Lenard, Fiat 1100, com 94 pontos;
Vencedor da Classe C: 1.º – D. N. Steane, Hillman, com 86 pontos; 2.º Dr. A. Nolasco, Volkswagen, com 90 pontos;
Vencedor da Classe E: 1.º Fernando Ribeiro, Vauxhall, com 84 pontos; 2.ª Maria F. Ribeiro, Vauxhall, com 85 pontos.
Por categorias:
Carros de desporto ou especiais:
1.º – Vencedor absoluto: Eduardo de Carvalho, «Triumph TR2». Completou 51 voltas ao circuito, em 4 h. 3m. e 19,1s.
2.º – Paul du Toit, «Triumph TR2», com 51 voltas, em 4h. 4m. e 46 s; (foto acima)
3.º – Reginaldo da Rocha, «Triumph TR2», com 50 voltas, em 4h. 1m. e 55,5 s; ao lado do seu pai.
4.º – Fernando Macedo Pinto, «MG Special», com 48 voltas, em 4h. e 3,4s
Carros de turismo:
Classe B: Robert Ritchie, Fiat 1100, com 48 voltas, em 4h. 1m. e 57,6 s;
Classe D: D. N. Steane, Hillman, com 46 voltas, em 4h. 1m. e 29 s.
Classe E: K. O. Mak, Ford Zodiac, com 45 voltas em 4h. 1m. e 56 s.;
Paul du Toi num Helvia Special Macedo |