Páginas

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Baluarte do Bom Parto

A Fortaleza da Barra foi muito provavelmente a primeira a ser construída em Macau remontando ao início do século 17 (entre 1608 e 1615).
Na "Descrição da Cidade do Nome de Deos da China" incluída no Livro das Plantas de todas as Fortalezas, Cidades e povoações do Estado da India Oriental" pronto em 1635 António Bocarro afirma: "O outro baluarte he de Nossa Senhora do Bom Parto, hum baluarte pequeno, em forma de triangulo, capas de jugar dez ou doze peças de artelharia (...)".
Neste livro inclui-se uma "Planta de Macau", do séc. XVII, da autoria de Pedro Barreto de Resende. A verde assinalei a localização do baluarte do Bom Parto.
Para além do baluarte, a parte avançada em formato triangular, havia também a fortaleza. Vários registos atestam uma reconstrução em 1775 tendo sido instalados oito canhões. Deixou de ter funções militares em 1892. O que resta da muralha faz actualmente parte da residência oficial do Cônsul Geral de Portugal em Macau e Hong Kong. Em baixo um detalhe de uma pintura da primeira metade do século 19.

Na fotografia pode ver-se o forte ca. 1870, a muralha que ia atá ao cume da colina da Penha e, assinalado a vermelho, o edifício que a partir de 1890 ficaria conhecido como Hotel Boa Vista mas nesta altura ainda era a residência da família Remédios. Outro dado relevante que a fotografia ateste é o facto da baía da Praia Grande terminar nesta zona não havendo ainda ligação ao Porto Interior.

No "Almanach Luso-chinez" de 1866 refere-se: "Esta fortaleza não tem actualmente guarnição mas espera-se que brevemente ali haverá obras e que depois será precisamente guarnecida. Tem cinco peças de artilheria de diversos calibres sendo tres de bronze e duas de ferro."

Francisco Maria Bordallo descreve assim o forte em 1866:
"Logo para fóra da barra se encontra outro forte que tem a invocação de Nossa Senhora do Bom Parto; fórma elle um angulo agudo, por um lado com a margem do rio, e por outro com a Praia Grande, que se encurva por uma grande extensão até aos escolhos que servem de antemural á fortaleza de S Francisco."

Num "annuncio" publicado no Boletim do Governo em 1868 pode ler-se:
"Quem pertender comprar o bronze de duas peças que estão na fortaleza do Bom Parto uma, e outra na Barra, onde podem ser examinadas; dirija a sua proposta a esta repartição de Fazenda dentro do prazo de 12 dias a contar desde esta data. O que para constar se faz publico pelo presente e me assigno,
Macau 15 de setembro de 1868
Miguel Pereira Simões Escrivão deputado da Junta de Fazenda"

Nota: No livro "Os Militares em Macau", editado em 1976, o padre Manuel Teixeira designa-o como "Baluarte de Nossa Sra. do Bomparto" e menciona outras historiados que garantiam que o nome primitivo era "Bom Porto". Uma explicação pouco verosímil tendo em conta o livro do cronista Bocarro logo no início do século 17.

Sem comentários:

Enviar um comentário