Páginas

sábado, 24 de outubro de 2020

"Rua de Macau" na exposição Mundo Português: 1940

Há 80 anos decorria em Lisboa a Exposição do Mundo Português.
No Duplo Centenário da Fundação e da Restauração da Nacionalidade (1140 e 1640) portuguesa realizou-se em Lisboa nesse ano de 1940 a Exposição do Mundo Português em que Macau esteve representada na Secção Etnográfica Colonial. (mapa acima)
Rua de Macau: reconstituição de uma artéria da Cidade Portuguesa na China. 
Foto (acima) de Casimiro dos Santos Vinagre em 1940. 
O encerramento das celebrações do Duplo Centenário deu-se a 2 de dezembro de 1940.
Dado o carácter efémero dos materiais com que foram construídos a maioria dos pavilhões estes serias demolidos após o término da exposição. Entre as excepções esteve o arco oriental que dava entrada para a Rua de Macau, actual Jardim Botânico Tropical.
O Padrão dos Descobrimentos foi, numa primeira fase, demolido, e só em 1960, por ocasião das Comemorações Henriquinas (5º centenário da morte do Infante D. Henrique), foi feita uma réplica do Padrão original agora em pedra sendo criado no interior um elevador; só em 1985 foram realizadas as obras necessárias que permitiram o posterior acesso pelo público ao miradouro, ao auditório e às duas salas de exposições.
Macau foi muito muito provavelmente a representação mais exótica de toda a exposição. Em cima outro aspecto da Rua de Macau.

Sem comentários:

Enviar um comentário