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quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Vapor a pás / Paddle-steamer "Honam": 1ª parte

Depois de ter perdido o vapor a pás "White Cloud" no tufão de 1874 a Hong Kong, Canton and Macao Steamboat Company precisava urgentemente de um novo navio.
Construído na Escócia o vapor a pás "Honam" - nome de uma ilha no estuário do Rio das Pérolas, junto a Cantão, tb conhecida por Henan - chegou a Hong Kong a 15 de Setembro de 1882. A viagem experimental ocorreu a 7de Outubro de 1882 e o Honam esteve activo até 1925. Serviu sobretudo nas ligações marítimas entre a então colónia britânica e Cantão, embora esporadicamente também fizesse a viagem até Macau.
O nome 'ocidental' do navio foi 'gravado' - significa Sul do Rio) na proa enquanto os caracteres chineses - da esquerda para a direita - foram 'gravados' na zona das pás, escrito tradicionalmente da direita para a esquerda. Na popa pode ver-se a bandeira vermelha britânica também denominada "Red Duster", usada por navios mercantes ou de passageiros britânicos noa época.
Tinha três pisos, uma para carga, feito de ferro, e dois para passageiros, feitos de madeira. Como era habitual na época, o piso mais próximo da casa das máquinas era o dedicado a passageiros chineses, sendo também os bilhetes mais baratos. O piso superior, com melhores condições era para uso exclusivo dos passageiros ocidentais.
O S.S. Honam (Steam Ship/Navio a Vapor)) tinha 82 metros de comprimento e atingia uma velocidade máxima de 16,4 nós por hora. Ou seja, percorria cerca de 30 quilómetros a cada hora, o que na ligação entre Macau e Hong Kong dava uma viagem com uma duração que cerca de 4 horas. 
O pintor australiano Nicholas Chevalier (1828-1902) é o autor desta pintura a óleo datada de 1890 com o título: "The Sidewheeler Honam in Kowloon Harbor".
Segue-se um excerto de um artigo mais técnico sobre o Honam publicado revista Engineering de Novembro de 1888 e replicado no Scientific American Supplement, a 29 Dezembro de 1888.
The Paddle Steamer Honam
"We give on page 449 an illustration of the paddle steamer Honam, a model of which was shown by the builders at the Glasgow exhibition. The vessel, which is remarkable in several respects was constructed and engined in 1882 by Messrs A & J Inglis, of Pointhouse Glasgow, for the Hong Kong Canton and Steamboat Company, of Shangai, for trading on the Canton River.
The length of the Honam is 270 ft. (...) The decks are three in number and have a very considerable area. The main deck, which with the hold, is for cargo, is constructed of steel and the two docks above are of wood.
The distance between each is 9 ft. The top deck is for promenading and on the middle deck there are large saloons.
Above of the engine space there is the Chinese saloon 72 ft long and 45 ft mean width; the only furnishing required here is deck seats or lounges. Forward of the boilers there are several large staterooms for European passengers.
In many respects, these are models, not only of comfort and elegance but also for size. One dining saloon is at the extreme forward end of deck. It is 44 ft long by 36 ft mean breadth and  isseated for twenty passengers. The shade decks carried on stanchions and stringers, strongly braced where necessary to prevent racking."

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