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segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Uma visita a Macau do pintor Spoilum

Uma das primeiras pinturas do denominado período China Trade é da autoria de Spoilum, um artista radicado em Guangdong, que esteve várias vezes em Macau e do qual se conhece muito pouco sobre a vida e obra. É tido como tendo sido o primeiro chinês a dominar a técnica de pintura de óleo sobre tela.
Spoilum - tb conhecido pelos nomes Guan Zuolin ( 關作霖)/ Shi Bei Lin) - produziu obras entre 1770 a 1805. Também sem certezas absolutas admite-se que seja o avô de outros dois pintores chineses que se viriam a destacar: Lam Qua (Guan Qiaochang, Kwan Kiu Cheong) (1801-1860) e Tingqua (1809-1870).
Spoilum especializou-se no género retrato, sobretudo de mercadores estrangeiros mas também abastados comerciantes chineses, mas também pintava paisagens. Num diário de um comerciante estrangeiro pode ler-se no ano de 1793:
"went to Spoilum and sat for two hours to have his portrait taken. He was $10 each and does a great deal of business in that line. I was surprised to see how expert he was doing it."
"fui a Spoilum e sentei-me durante duas horas para ele me fazer o retrato. Cada um custa 10 dólares e ele produz muitos. Fiquei muito surpreendido ao ver como ele era um especialista".
O autoria do quadro aqui mostrado - vista da baía da Praia Grande de Sul para Norte é-lhe atribuída pelos especialistas embora não haja certeza absoluta já que estas pinturas não eram assinadas.
No relato que se reproduz abaixo prova-se não só que Spoilum esteve em Macau como era um pintor tão conceituado que chegava a ser contratado para ir pintar ao território. Neste caso, foi de propósito para fazer um retrato de corpo inteiro de três habitantes* das ilhas Palau (Pelew - Filipinas) que o capitão John McCluer transportou em 1790 quando por ali passou numa viagem ao serviço da Companhia das Índias Orientais - para informar o rei de Palau que o filho que vivia em Londres tinha morrido - porventura para reabastecimento. Depois da passagem por Macau, onde foi feita a pintura, McCluer haveria de deixar as três pessoas novamente no país natal em Junho de 1791.
Um relato dessa viagem pode ser lido, por exemplo, no livro "History of Micronesia, A collection of source documents (2000).
"The famous painter Spoilem came down to Macao [from Canton] at my request; his terms, was [rather were] to be ensured 50 dollars for his trip. This sum I gave him for a picture of myself and the three Palou people in a group, this piece I hope is already in your possession which I left with Mr Freeman to be sent home by the Ships of next season. This piece was judged to be a striking likeness of every one in the group, and the Palou were much pleased with their own resemblance. Mr Harrison and several of the Gentlemen had a copy of the three people, so that Spoilem had a deal of work upon his hands that instead of 50 he got about 500 Dollars by his trip, as every Gentleman on board of us had their phiz. taken, in miniature."
“O famoso pintor Spoilem veio para Macau [vindo de Cantão] a meu pedido; uma dass condições foi receber 50 dólares para a viagem. Esta quantia dei-lhe por um retrato meu e de um grupo de três pessoas de Palau; espero que esta peça já esteja em sua posse, deixei-a  com o Sr. Freeman para lhe ser enviada para casa pelos navios da próxima temporada. Esta peça foi considerada uma imagem impressionante por todos, e os Palau ficaram muito impressionados com a semelhança com que foram retratados. O Sr. Harrison e vários dos Cavalheiros ficaram com uma cópia, de modo que o Spoilem em vez de ganhar 50 dólares ganhou cerca de 500 dólares com a viagem, já que todos os cavalheiros a bordo também fizeram um retrato em miniatura."
McCluer fez várias viagens até Macau - a partir da Índia - comandando embarcações como a "Endeavour" e a "Panther". Foram viagens que tinham como principal objectivo a pesquisa de dados para efeitos de navegação marítima. 

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