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domingo, 10 de dezembro de 2017

Alcino António Sauvage


Filho de Silvestre Joaquim Sauvage e de Eulália Carolina Fonseca d’Almeida e Sauvage, Alcino António Sauvage assentou praça a 17 de Março de 1860.
Frequentou o curso de Artilharia (1867) e de Engenharia (1868), ambos na Escola Matemática e Militar de Goa. Desconhece-se o que fez período de tempo que se seguiu, mas sabe-se que foi de Lisboa e não de Goa que partiu quando a 12 Setembro de 1874, foi nomeado Conductor de Obras Públicas da Província de Macau e Timor. Na mesma data foi promovido a Alferes.
Toma posse do lugar, em Macau, a 6 de Dezembro desse ano. A 11 de Abril 1877 foi nomeado chefe de secção de Timor, para onde partiu a bordo do barco holandês “Trio”. Chegou a Timor a 2 de Junho de 1877 e esteve no território até 16 Dezembro de 1878. Durante a sua estadia fez parte de duas comissões; uma que inspecionou as companhias de Timor e outra relacionada com o funcionamento das alfandegas.
Retomou o seu lugar como Condutor de Obras Públicas em Macau em a 19 de Janeiro de 1879.
Tenente em 28 de Outubro de 1880.
Desempenhou o cargo de Director interino das Obras Públicas de Macau e Timor em 1881, trabalho pelo qual recebeu um louvor. Voltou a desempenhar este cargo por diversas vezes. Entre elas, pelo menos nos períodos compreendidos entre 14 Novembro de 1884 e 26 de Novembro de 1885, de 2 de Novembro de 1888 a 24 Maio de 1889 e entre 5 de Julho de 1892 a 15 de Dezembro de 1893.
Em diversos períodos foi Secretário do Conselho Técnico de Obras Públicas e pertenceu a diversas comissões.
A 30 de Novembro de 1885 embarcou para Goa com seis meses de licença que mais tarde foi prolongada por mais um ano. Regressou a Macau 5 de Maio de 1887. Durante esse ano e os que se seguiram foi o responsável pelos edifícios públicos, fortalezas, quartéis jardins e arborização da cidade de Macau. Trabalhou por exemplo na construção de uma parte da muralha marginal na Praia Grande em 1875.
Capitão por decreto em 12 de Abril de 1888.
A 9 de Fevereiro de 1893 foi nomeado Conductor de 1ª classe.
Nos primeiros meses de 1894 regressa a Lisboa com uma licença por motivos de Saúde, que se prolongaria por todo esse ano. A 6 de Fevereiro de 1895 foi exonerado do cargo nas Obras Públicas de Macau e passa para a 4ª Repartição da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar.
Texto de Alice Santiago Faria in "Construindo o Imperio Português no Século XIX", 2013

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