Páginas

domingo, 18 de janeiro de 2026

"Carte Particuliere de l'entrée de la riviere de Canton"

Em baixo, detalhes de uma carta náutica de origem francesa elaborada no século 18, cujo original - acima - está arquivado na Biblioteca Nacional de França.
Intitulada "Carte Particuliere de l'entrée de la riviere de Canton" é uma carta náutica essencial para a navegação naqueles tempos em redor de Macau denominando-se o rio como "Cantão".
Apresenta-se a "Isle de Macao" e Xiangshan que tem como legenda como “Onmooue”, a partir da pronúncia cantonense de Aomen (Ou Mun) 澳門
A Península de Macau é designada como “Ville de Macao” (Cidade de Macau) e “Macane”, uma denominação rara, mesmo no século 18. Mostram-se ainda as ilhas da Taipa, Coloane, Lapa, Montanha, etc...
Algumas das legendas em francês:
Ville de Macao, ou Macane: cidade de Macau com o desenho a mostrar pequenos edifícios com telhados vermelhos, indicando o assentamento urbano.
Enbouchure de la Rivière: "Foz do Rio", referindo-se ao Rio das Pérolas.
I.le St. Pedro: deve ser um erro já que na época na época já era conhecida por ilha dos Padres; corresponde à Ilha da Lapa (Wanzai), situada a oeste da península de Macau.
I.le Montania ou mansanne: Ilha da Montanha (Hengqin), uma das maiores ilhas da região ao sul de Macau. Na época existiam a Pequena e Grande Hengqin.
I.le mafilecam: corresponde hoje à ilha de Xiao Hengqin (a parte norte da Ilha da Montanha) 小橫琴; em tempos antigos também foi designada por D. João; ao lado estão representadas as ilhas Pequena e Grande da Taipa; a designação é tanto mais estranha porquanto na época esta ilha já era conhecida como Macarera/Macarira/Mackkareera e as duas ilhas da Taipa por Typa Kabrado/Quebrado ou Kai Ko Ong.
I.le oukam: ilha de Coloane.
Les neuf pierres: "As nove pedras" (conhecidas hoje como Jiuzhou Liedao/Loochoo Islands),  na verdade "nove ilhas/ilhéus", perigosas para a navegação a nordeste de Macau.
Pierres d’araquin: Outro conjunto de rochedos ou baixios junto à península de Macau e que muitas das vezes só eram visíveis à superfície na maré baixa. Nomes antigos indicam Pedra Areca.
A carta (54x74cm) tem uma meia rosa-dos-ventos de 32 pontas com uma flor-de-lis indicando o norte. A escala é em léguas. O relevo é representado de forma pictórica indicando-se ainda medidas de profundidade, dado essencial para permitir a navegação em segurança. o pontilhado nas costas representa zonas de areia ou baixios (pouco profundas).

Sem comentários:

Enviar um comentário