Um dos principais nomes associados ao óleo de ostra é Lee Kum Kee (李錦記) numa referência ao fundador da marca, Lee Kum-sheung, tido como o inventor por acidente* do produto no ano de 1888 em Nansui (南水), Zhuai. Foi desta localidade que Lee rumou a Macau em 1906 onde se instalou como um dos principais fabricantes, a par de nomes como a Hop Sing Lung Oyster Sauce Co (合勝隆蠔油庄), criada em 1928 por Chan Cheung-chi (陳象池), natural de Zhongshan. Numa actividade que também abrangia a indústria da pesca criou então em Macau a empresa Óleo de Ostra Hap Seng Long, nome português para o Hop Sing Lung Oyster Sauce, marca que levaria até Hong Kong na década de 1930.
Na década de 1960 a Hop Sing era um dos principais fabricantes de óleo de ostra em Macau onde também existiam as marcas Lee Kum Kee/ Lei Kam Kei (Yu Lee/U Lei) (no final da Avenida de Almeida Ribeiro, junto ao Porto Interior)*, Ving/Veng Sang (榮甡), fundada em 1902, Fook Tai Lung (福泰隆) e Kwong Heng Leng** (fundada em 1915 no Largo Governador Tamagnini Barbosa).
A Hop Sing tinha ainda a particularidade de se dedicar à pastelaria, nomeadamente no fabrico dos chamados bolos lunares.
As fotos a preto e branco são da autoria de Neves Catela (década 1920/30) e mostram as instalações na Rua Almirante Sérgio, no Porto Interior.
Na Av. de Almeida Ribeiro um escritório da empresa numa foto já do século 21.
* Segundo reza a história, um dia Lee Kum Sheung estava a cozinhar ostras mas estava tão ocupado que se esqueceu de apagar o fogão. Ao sentir um cheiro forte vindo da cozinha, voltou ao fogão onde encontrou no wok uma espessa camada de pasta escura com um sabor fabuloso... nascia o molho de ostra. A empresa também ficaria conhecida pelo fabrico do molho de camarão.
Sem comentários:
Enviar um comentário