Páginas

domingo, 18 de outubro de 2020

"Changes in Macao": 1902

A 10 de Outubro de 1902 um jornal de Hong Kong publicava uma pequena notícia com o título "Changes in Macao" / "Mudanças em Macau". Que mudanças eram essas?
A primeira dizia respeito a um abastado cidadão de Hong Kong, Ho Tung (que viria a ser Sir Robert Ho Tung). Informava-se que Ho Tung acabara de comprar um terreno na pacata zona da Estrada da "Bella Vista", nas "traseiras da Flora", onde já estava a ser construído "um sólido muro de granito ao longo da estrada". O jornalista avançava com a ideia de que a "enorme casa" iria ter "campo de ténis" e "jardim".
A segunda mudança era a inauguração do hotel Internacional, no edifício antes ocupado pelo hotel "Almeida". Não se refere mas o hotel ficava na Praia Grande, não muito longe da Sé. "uma benção para para os muitos visitantes de fim de semana" no território, pode ler-se.
A terceira mudança, não o era de facto, mas a informação - tendo por base rumores - que a tão falada ligação de comboio entre Macau e Cantão não iria avançar (e nunca foi feita). Tal como também tinha sido cancelado o "bazaar" programado para o sábado seguinte.
Sobre Ho Tung diga-se que esta foi a estreia daquela personalidade na ligação a Macau, uma relação profícua que iria durar décadas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário