Páginas

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Macau e a SGL

Em Lisboa, na Rua das Portas de Santo Antão, para além do Coliseu dos Recreios, está a Sociedade de Geographia de Lisboa (SGL) fundada em 1875 como objectivo de promover e auxiliar o estudo e progresso das ciências geográficas e correlativas, em consequência do aumento do interesse dos países europeus pelo continente africano. A SGL passou para este edifício em 1897.
No primeiro andar fica a Biblioteca, com um espólio bibliográfico composto por cerca de 62.000 obras, inúmeras revistas e aproximadamente 6.000 documentos manuscritos. Noutra sala, a Mapoteca com uma riquíssima colecção cartográfica, desde atlas, mapas e plantas, portuguesas e estrangeiras.
No segundo andar, considerado o andar nobre, fica a "Sala Portugal", destinada ao Museu Histórico e Etnográfico, grandes recepções e sessões solenes. O Museu contém objectos culturais originários da África Ocidental, Central, Oriental, Índia, China (incluindo Macau), Japão e Timor. Na "Sala Algarve" estão as estátuas de Vasco da Gama, do Infante D. Henrique e de Camões, e um grande planisfério luminoso com as rotas dos Descobrimentos, feito expressamente para a Exposição Internacional de Paris de 1931. Na "Sala da Índia" estão os retratos do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia, com dedicatórias autografadas e um Escudo Nacional de madeira de teca.
Na "Sala dos Padrões" fica o acervo museológico constituído por um conjunto de peças ligadas aos Descobrimentos Portugueses, destacando-se os padrões de pedra colocados na costa africana.
De salientar ainda a publicação ininterrupta desde 1876 do Boletim da Sociedade, publicação de grande prestígio sobre temas como a Expansão portuguesa, História, Antropologia e Etnografia, Ciências da Natureza.
Entre os inúmeros documentos sobre Macau existentes na SGL realço apenas alguns:
- Planta da Península de Macau / Sociedade de Geografia de Lisboa; reduzida e desenhada por António Heitor, Conductor civil Obª Pº Macau; lith. Assumpção; Lithographia da Imprensa Nacional.  Escala 1:5000. - Lisboa : Sociedade de Geografia de Lisboa, 1889 (imagem ao lado).
- O Centenário da Índia 1898: exposição / Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Sociedade de Geografia de Lisboa. Lisboa, 1998.
- Sessão solemne da Sociedade de Geographia de Lisboa em a noite de 16 de Maio de 1898: presidencia de Sua Magestade o Rei. Lisboa, Imp. Nacional, 1899.
- A Responsabilidade portuguesa na convocação do X Congresso Internacional dos Orientalistas: relatório, G. de Vasconcelos Abreu, SGL, Lisboa, 1892.

Sem comentários:

Enviar um comentário