Projecto do arquitecto Manuel Vicente (viveu em Macau 1962/1966 e 1976/2009) em parceria com Manuel Graça Dias, as Torres Residenciais da Barra são três edifícios num total de 144 apartamentos.
O projecto de linhas pós-modernistas é de 1976 e ficou conhecido pelo seu design urbano moderno, variedade de tipologias de habitação e cores (azul, rosa e salmão).
Declarações de Manuel Vicente sobre as cores: "Um dia o imperador resolveu mostrar o palácio ao seu poeta, e no meio desta viagem começa por descrever que começou a ver, ao longe, um conjunto de torres, e que à medida que se iam aproximando reparavam que nenhuma tinha a mesma cor mas que havia graduações da mesma cor. E eu tinha muita vontade de criar essa situação nas torres aqui da Barra, em que as cores iam sempre variando com os tons, umas depois das outras."
Os apartamentos destinavam-se a alojar funcionários públicos tendo sido uma encomenda do governo. As torres ainda existem e recentemente os moradores decidiram manter as cores originais aquando de obras de conservação. Podem ser vistas aqui na década de 1980.

Sem comentários:
Enviar um comentário