Notícia da inauguração da Rádio Vila Verde a 6 de Março de 1952:
"Após longo período experimental, foi finalmente, inaugurada em Macau a Emissora Vila Verde, que tem o designativo de CR9XL e é propriedade do Chefe da Repartição dos Serviços Económicos, Sr. Dr. Pedro José Lobo. Na cerimónia de inauguração falaram o director dos Correios Telégrafos e Telefones , Sr. António de Magalhães Coutinho, que encareceu o valor deste novo melhoramento para a Província, embora de carácter particular, e o proprietário da emissora, que agradeceu às entidades que lhe proporcionaram as facilidades para a sua instalação e funcionamento, bem como a todas as pessoas que se têm interessado pelo seu desenvolvimento.
O programa de inauguração, que durou mais de três horas, foi quase totalmente preenchido por composições musicais da autoria do Sr. Dr. Pedro José Lobo e executadas pela sua orquestra privativa. A senhorinha Conchita Borges cantou a «Saudação Angélica» e a soprano chinesa Dora Chi o tango «Shining Eyes», a valsa «Pearl River Charms» e o intermezzo «Butterfly», composições estas também da autoria do proprietário da emissora.
A nova estação, cujo estúdio e casa de transmissão se encontram equipados e montados com o material mais moderno, goza por este motivo, de grande popularidade entre os apreciadores de música do género. Funciona na frequência de 1.037 quilociclos e no comprimento de onda de 289 metros."
Boletim da Agência Geral do Ultramar, Abril de 1952.
| Programa da emissão em 1953 |
PS: A Emissora/Rádio vila Verde estava localizada na moradia "Vila Verde" - Rua Francisco Xavier Pereira - propriedade de Pedro José Lobo e teve vários anos antes em emissões experimentais. Existia ainda o Rádio Clube de Macau, "que trabalha na onda de 330 metros , frequência de 900 quilociclos por segundo."
Sem comentários:
Enviar um comentário