Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Victoria Hotel e Macao Hotel

O actual Guangdong Victory Hotel foi fundado no início da década de 1890 e começou por se chamar Shameen Hotel. As primeiras referências desta unidade hoteleira de estilo ocidental que encontrei são de 1892.
A fotografia acima, da autoria de Lai Afong, é da década de 1870 e mostra o "assentamento" europeu da ilha de Shameen/Shamian or Shameen Island vista do rio Zhu Jiang, também conhecido pelos nomes Rio das Pérolas ou rio de Cantão. Ainda não é visível o edifício do hotel cuja construção é de 1888.
A ilha Shameen/Shamian/Shamiandao é uma ilha assente em bancos de areia (o nome em chinês significa superfície arenosa) frente à cidade de Cantão. Entre 1859 e 1943 o pequeníssimo território (0.3Km2) foi dividido em duas concessões concedidas à França (2/5) e ao Reino Unido (3/5) pelas autoridades chinesas na sequências da guerra do ópio. Era onde estavam algumas empresas e os consulados de países estrangeiros na província de Guangdong, incluindo o de Portugal. Assim se explica os muitos edifícios de traço arquitectónico ocidental ainda hoje ali existentes.
C. R. Sail descreve o hotel num livro de 1892 apenas como "very poor". Em 1895 Madar e Farmer eram proprietários do Victoria Hotel.

No anúncio abaixo (1899/1900) menciona-se que o hotel fora "recentemente renovado" passando a contar com uma "nova ala de três pisos".
Hong Kong Daily Press - Novembro de 1900

W. Farmer já era dono do Victoria Hotel quando adquiriu em Macau o Hing Kee hotel e o transformou em "Macao Hotel" pelo que passou a publicar um só anúncio fazendo publicidade às duas unidades hoteleiras.
Anúncio de 1906

 
Shameen estava dividida por duas concessões, a francesa e a inglesa. Cada uma delas tinha uma ponte com ligação a Cantão. O Victoria Hotel ficava no lado inglês, na Canal Street. No mapa abaixo, da década de 1890, assinalei a localização de Shameen.

Pormenor do edifício no século 21
Curiosidade: No final do século 19 existia um outro Victoria Hotel, localizado na "Praya Central" em Hong Kong. Eram proprietários Dorabjee e Hing Kee. Este último tinha também nessa época um hotel na baía da Praia Grande em Macau com o seu nome. 

Sem comentários:

Enviar um comentário