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segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

As "Senhas de Passagem" da Kee Kwan Motor Road Company

Esta empresa foi criada em 1927 para prestar um serviço de transporte rodoviário entre a província chinesa de Guangdong e Macau, após a abertura da estrada de Shekki, entre aquela cidade chinesa e Macau (zona da Porta do Cerco). O transporte inaugural do novo serviço ocorreu a 18 de Março de 1927. Para viajar os utentes tinham de comprar as chamadas 'Senha de passagem'  cujo valor oscilava entre os 5 e os 50 cêntimos.
Numa publicação em inglês de 1938 pode ler-se que "a estrada entre Macau e Shekki, no centro do distrito de Chungshan, concluída em 1932 (66Km), é mantida em boas condições e um serviço regular de autocarros é operado pela Kee Kwan Motor Road Company." 
A companhia ainda existe como transportadora de carga e passageiros entre Macau e o continente chinês.
This company was established in 1927 to provide a transportation service between mainland Guangdong Province and Macau after the opening of Shekki road, between that chinese city in Guangdong and Macao. The inaugural run of the new service occurred on March 18th 1927. The 'Senha de passagem' text on the back beneath the title is Portuguese.
From a 1938 book: "The Bus road between Macao and Shekki the centre of the Chungshan District completed in the year 1932 (66 km) is kept in good condition and a regular bus service is maintained by the Kee Kwan Bus Company."
The Company still exists as a state owned cargo and passenger transporter between Macao and the mainland.
5 cêntimos

10 cêntimos

20 cêntimos

50 cêntimos


Num relatório feito em 1931, pelo comissário da Alfândega da Lapa (1922-1931, A. J. Basto descreve com detalhe a actividade da Kee Kwan Motor Company.
Há cerca de 10 anos houve um projecto para construir uma estrada entre Macau e Shekkia (Shekki, uma antiga cidade chinesa na Província de Kwangtung/Guangdong, agora o Subdistrito de Shiqi de Zhongshan) com 8,37 milhas de distância proprocionar uma melhor e mais curta ligação por terra entre as duas cidades. Devido à condição conturbada do país e à dificuldade de angariar fundos suficientes, a empreitada foi sendo adiada. Em novembro de 1927, uma empresa chinesa, denominada Kee Kwan Highway Company, Ltd., criada pelos habitantes do distrito por onde a estrada passaria, foi formada sob a administração do Sr. Cheng Tze-sheung, com um capital de $ 200.000, dividido em 40.000 acções. de $ 5 cada.
O primeiro troço da estrada foi formalmente aberto ao público a 18 de Março de 1927, numa cerimónia a que assistiram os Governadores de Macau e Hong Kong, dando início ao serviço de quatro pequenos autocarros entre Macau e Tsuimi (...). O monopólio por um período ilimitado de tempo de todo o tráfego de veículos públicos na estrada foi garantido pelo governo de Cantão. (...) Em finais de 1931 a estrada já chegava a Saiah, a 21,19 milhas de Macau, onde se encontra em construção uma ponte metálica, que atravessa o rio Taiwan, e que, segundo estimativas da empresa, estará concluída até finais de Janeiro de 1932. Assim que a construção da ponte estiver concluída, o tráfego entre Macau e Shekki será aberto ao público. A secção Shelkki da rodovia já foi concluída e os autocarros funcionam diariamente. Um ramal de 3 milhas de extensão conectando Hachak (Xiace), uma etapa da rodovia, com Chung Shan Port (Zhongshan), e outro ligando Siukachuen com Samheung (Sanxiang), também foram construídos (...)."
Autocarros da Kee Kwan junto ao cais do Porto Interior

​The Kee Kwan Motor Company activity is described in the Macau Decennial Report, 1922-31 by A. J. Basto, Commissioner of Customs. Lappa, Macau.
"About 10 years ago there was a project to build a motor road between Macao and Shekkia (Shekki, a former Chinese city in Kwangtung/Guangdong Province, now the Shiqi Subdistrict of Zhongshan) of 8.37 miles distance in order to supply better and shorter communication by land through the Chungshan district between the two places. Owing to the disturbed condition of the country and to the difficulty of raising sufficient funds, work could not be started for a long while. In November 1927 a Chinese company, styled Kee Kwan Highway Company, Ltd., conceived by the villagers through whose district the road was to pass was formed under the management of Mr. Cheng Tze-sheung, with a capital of $200,000 divided into 40,000 shares of $5 each.
The first stage of the road was formally opened to the public on the 18th March 1927, at a ceremony at which the Governors of Macao and Hongkong assisted, when a service of four motor-omnibuses began to ply between Macao and Tsuimi(...). A monopoly for an unlimited period of time of all public vehicular traffic on the road has been secured from the Canton Government (...). At the end of 1931 this road had been extended as far as Saiah, 13.19 miles from Macao, where a steel bridge, crossing the Taiwan river, is now under construction and which, according to the company's estimate, will be completed by the end of January 1932. As soon as the building of the bridge is finished, through traffic between Macao and Shekki will be open to the public. The Shelkki section of the highway has already been completed, and motor services are running there daily. A branch road, 3 miles long, connecting Hachak (Xiace), a stage of the highway, with Chung Shan Port (Zhongshan), and another one connecting Siukachuen with Samheung (Sanxiang), have been built also (...)."

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