Páginas

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Antologia do Conto Ultramarino: 1972

Esta "Antologia do Conto Ultramarino" foi coordenada por Amândio César e editada pela Editorial Verbo em 1972 sendo o nº 85 da colecção Livros RTP.
Conotado com o regime político da época, Amândio César, foi professor, jornalista, contista, poeta e ensaísta.
Ao longo de 284 páginas encontramos contos "dos melhores especialistas da literatura do período colonial, com recolha de alguns dos mais representativos contistas que escreviam nas ex-colónias portuguesas de Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Estado da Índia (Goa, Damão e Diu), Macau e Timor.
Na contra-capa pode ler-se "Na produção dos nossos contistas do Ultramar podem encontrar-se páginas da melhor literatura. Os contos recolhidos por Amândio César no presente volume, cujos autores se estendem de Cabo Verde a Timor, bem o ilustram e justificam a sua divulgação."
Assim, temos nesta antologia autores de Cabo Verde, Guiné S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Estado Português da Índia, Timor e Macau. Este último inclui o conto 'O calvário de Lin Fong' de Deolinda da Conceição (1914-1957) e 'História do pequeno Afat', de Wenceslau de Moraes (1854-1929). Dos dois autores é ainda apresentada uma biografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário